O direcionamento do candidato na entrevista de emprego é um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Embora não seja tão simples, é importante para o candidato que não se deixe dominar pelo nervosismo inerente à situação de avaliação. Pois, ao se deixar dominar pela ansiedade, a mensagem transmitida durante o processo seletivo pode ser contrária a sua intenção.
No entanto, é importante que tenha domínio sobre a sua postura para que possa alcançar uma posição profissional que seja de seu interesse. Assim sendo, é importante que direcione o seu comportamento e suas ações durante a entrevista de emprego.
A postura corporal do candidato é composta por diversos fatores, sendo que muitos desses fatores são intangíveis. No entanto, é possível que o candidato consiga demonstrar o seu potencial, conhecimento e habilidade de forma orgânica durante a entrevista de emprego.
O comportamento do seu candidato é fundamental para o seu sucesso, já que parte do resultado do candidato está interligada a maneira como ele direciona o seu comportamento na entrevista de emprego.
A postura do candidato é um fator composto por diversas vertentes, por isso, são muitos os pontos que pedem por sua atenção. Sendo assim é relevante para o candidato:
Dentre os pontos citados, é muito importante que o candidato busque controlar o seu tom de voz durante a sua narrativa, já que esse fator é determinante para a transmissão de uma correta mensagem.
No entanto, esse controle ocorre naturalmente quando o candidato presta atenção plena às próprias palavras. Além disso, caso seja possível, evite colocar objetos em seu colo e mantenha contato visual com o seu entrevistador, porém, todos os pontos são relevantes para o direcionamento da sua postura.
Por fim, conheça a cultura da empresa. Para isso, analise sua missão, visão, valores e trajetória. Certamente esse conhecimento será uma base sólida para que você possa se direcionar, bem como, para que possa se vestir adequadamente, visto que a cultura da empresa pode ser aberta ou tradicionalista.
Ademais, você deve ter clareza sobre quais são os seus pontos fortes. Para isso, faça uma análise do seu currículo e verifique em todas as experiências pelas quais você passou, quais são os seus pontos resolutivos. Esse conhecimento será muito útil durante a entrevista de emprego, de forma objetiva.