Empregos

Entrevista de emprego: pontos adaptáveis para o direcionamento do candidato

A entrevista de emprego é uma oportunidade importante para alcançar seus objetivos profissionais, por isso, é muito importante que tenha atenção plena aos seus gestos e construa uma narrativa que seja elaborada com base nos pontos fortes de sua trajetória profissional.

Entrevista de emprego: pontos adaptáveis para o direcionamento do candidato

O candidato deve se preparar para a entrevista de emprego, no entanto, essa preparação requer um estudo sobre o seu próprio currículo e o direcionamento dos pontos fortes e fracos de sua trajetória. Por isso, é importante que conceitue a entrevista de emprego como uma apresentação profissional, e não como uma forma de julgamento de suas qualidades ou defeitos.

Qualidades e defeitos

Quando o candidato não possui clareza sobre suas qualidades profissionais e necessidades de melhoria, ele pode ficar aquém do seu potencial durante o processo de recrutamento e seleção

Por isso, a preparação do candidato se refere ao fato de destacar o seu autoconhecimento profissional e de direcionar o seu comportamento para evitar uma postura que transmita uma mensagem de desinteresse sobre a empresa.

Adote uma postura participativa durante o processo seletivo

Sendo assim, é viável que não cruze braços e pernas, fale de maneira calma e seja assertivo em suas respostas. Além disso, é aconselhável que evite gestos excessivos durante a elaboração de sua narrativa.

Seja resolutivo e objetivo nas suas respostas

Ao apresentar uma situação que requer melhoria, apresente também a solução. Por exemplo, é possível destacar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento técnico em um sistema específico, ao passo que é necessário informar que já está realizando cotações para agregar esse conhecimento.

Exemplifique seus pontos fortes

Além disso, destacar situações concretas para simplificar as respostas positivas também é de grande relevância durante o processo seletivo. Sendo assim, fale sobre a sua capacidade de lidar com pressão; alcance de metas; gestão de pessoas; controles internos; dentre outros pontos que sejam pertinentes para a elaboração do seu perfil.

Evite adotar uma postura negativa

Ao se direcionar de forma assertiva, o candidato eleva suas chances de sucesso. Visto que a entrevista de emprego deve ser genuína; o que torna a contratação uma troca mútua entre as partes envolvidas. 

Além disso, a autossabotagem profissional ocorre quando o nervosismo da situação de avaliação domina o comportamento do candidato. Sendo assim, a atenção aos pontos citados pode ser uma forma de evitar que esse fluxo negativo prejudique o seu futuro profissional.