Uma entrevista de emprego é uma oportunidade de direcionar uma carreira profissional, por isso, é comum que o candidato fique ansioso e tenso mediante a situação de avaliação.
Entretanto, quando essa ansiedade atinge um nível muito elevado, acaba transformando a entrevista de emprego em um processo autossabotador para o candidato. Por isso, é muito importante que busque controlar alguns fatores pertinentes para que consiga demonstrar, ainda que minimamente, a sua capacidade profissional.
A entrevista de emprego é uma situação de avaliação que requer um posicionamento assertivo. Entretanto, é compreensível que pessoas ansiosas quando avaliadas, fiquem mais reclusas ou mais falantes.
O profissional da área de recrutamento e seleção compreende esse nervosismo, porém, quando ele é demasiado, o candidato acaba não permitindo se conhecer e ficando aquém do seu potencial.
É importante que o candidato se coloque dentro do processo seletivo, já que esta é uma oportunidade para que a empresa possa explorar melhor os pontos que chamaram a atenção do selecionador no momento da escolha do seu currículo.
Assim sendo, ao prestar atenção plenamente aos seus gestos, narrativa e linguagem não verbal, você aumenta o seu autocontrole e permite que a entrevista de emprego ocorra de uma maneira natural.
Sugerimos que evite falar excessivamente e gesticular de forma contínua; tenha foco nas perguntas para que suas respostas sejam assertivas; tenha cuidado para que não interrompa o seu entrevistador; tente chegar ao local da entrevista de emprego com alguns minutos de antecedência; trabalhe a sua respiração; pois todos esses pontos relevantes dentro de um processo seletivo.
Certamente todos esses fatores são partes de uma composição intangível sobre a sua imagem profissional. Por isso, é mais importante que você se atente para que a entrevista de emprego ocorra genuinamente , a ficar extremamente nervoso por estar sendo avaliado. Lembre-se de que a entrevista de emprego não é um julgamento, é apenas uma maneira de você se apresentar como um profissional. Sendo assim, analise o seu próprio currículo e reflita sobre o seu potencial dentro do mercado.
Certamente você irá se sentir mais seguro e a sua postura irá demonstrar uma maior autoconfiança. Por isso, é relevante que se direcione para que o seu nervosismo seja diminuído e as suas respostas possam fluir de forma orgânica.