É muito importante que a entrevista de emprego seja direcionada pelo candidato de maneira orgânica e objetiva. Por isso, é importante que o candidato se prepare através da análise do próprio currículo, considerando os pontos importantes de sua trajetória profissional.
A entrevista de emprego, de forma geral, é uma situação de nervosismo e ansiedade. Entretanto, quando o candidato se permite dominar por essa sensação, ele pode ficar aquém do seu potencial competitivo no mercado de trabalho atual. Por isso, é muito importante que você, na condição de candidato, tenha atenção plena aos seus gestos e direcione a sua trajetória profissional durante a elaboração de sua narrativa.
As empresas precisam de profissionais resilientes e comprometidos na atualidade. Já que é necessário que o profissional lide bem com fatores externos e consiga direcionar a necessidade da marca, considerando que o mercado é instável e, por conseguinte, o fluxo de oferta e demanda.
Sendo assim, na condição de candidato, você tem a oportunidade de se colocar positivamente durante a entrevista de emprego, demonstrando suas qualidades técnicas e comportamentais.
Destaque situações concretas de seus empregos anteriores de modo resolutivo. Sendo assim, fale sobre sua produtividade; facilidade de lidar com pessoas; senso de urgência; condução de treinamentos; controles diversos; acompanhamento de projetos; implementação sistêmica; entre outros aspectos que sejam relacionados ao seu perfil profissional.
O candidato deve saber lidar com questões sobre seus pontos negativos. Sendo assim, ao apontar uma situação negativa, apresente uma solução. Por exemplo, você pode se colocar com uma pessoa que possui dificuldade para falar em público. Por outro lado, você deve acrescentar que deseja estudar teatro, contornando o seu ponto negativo.
Você deve ter atenção plena ao seu comportamento durante a sua narrativa. Sendo assim, é importante que não cruze os braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; não deixe bolsas no seu colo; mantenha contato visual com o profissional de recrutamento e seleção; tenha cuidado para não interromper a elaboração da pergunta; não gesticule em excesso.
É importante que o candidato utilize o espaço cedido ao final da entrevista de emprego para que possa fazer as perguntas pertinentes ao mercado. Sendo assim, aproveite o espaço para perguntar sobre as atividades exercidas, os benefícios da empresa, planejamento de carreira etc. Visto que é importante que não saia da entrevista de emprego com dúvidas.