Certamente uma entrevista de emprego é uma situação que pode causar ansiedade no candidato, ainda que ele tenha clareza sobre o seu potencial profissional.
Isso porque muitas pessoas têm a entrevista de emprego como um julgamento e não como uma oportunidade de apresentação pessoal. Por isso, modificar esse conceito na sua mente pode ser o primeiro grande passo para que você não adquira um comportamento autossabotador durante um processo seletivo.
O currículo é um grande atrativo que leva o profissional à uma entrevista de emprego. No entanto, muitos candidatos, ao receberem o convite tão esperado para uma entrevista de emprego, ficam nervosos e sentem-se incapazes de explorar os pontos principais do seu próprio currículo.
Por isso, o autoconhecimento profissional pode te ajudar quanto a essa ansiedade inerente à uma situação de avaliação; ao conceituar a entrevista de emprego como uma oportunidade de melhor se apresentar e entender os pontos principais de sua carreira, você pode se comportar de uma maneira confiante e natural.
Sendo assim, avalie em sua trajetória profissional quais foram as suas reais contribuições em cada emprego anterior. Dessa forma, você poderá levar para entrevista de emprego situações concretas que sejam resolutivas, podendo ser projetos, implementações e sugestões.
O mais importante é que você tenha participado, ainda que indiretamente, dessa melhoria. Não menos importante, você também deve ter clareza sobre quais são os seus pontos que requerem melhorias. Entretanto, procure contorná-los através de uma solução. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa tímida, porém sabendo da necessidade de ampliar a sua comunicação, você fará um curso de teatro.
Dessa forma, você demonstrará autoconhecimento pessoal, profissional e poderá melhor se apresentar; já que esse é o objetivo de uma entrevista. Além disso, o seu comportamento tangível também é relevante na composição da transmissão de sua imagem profissional. Por isso, tenha uma postura participativa; mantenha contato visual com o gestor; evite colocar objetos em seu colo; tenha cuidado para não gesticular excessivamente etc.
Esses são pequenos pontos diretos e indiretos que fazem diferença para que o candidato não fique aquém do seu potencial e aproveite a entrevista de emprego como uma oportunidade, de modo que consiga avaliar também a viabilidade da vaga, já que essa avaliação deve ser feita pelas duas partes envolvidas, ou seja, pelo candidato e pela organização.