A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato alcançar seus objetivos profissionais, por isso, considere essa oportunidade como uma forma de direcionar a sua carreira profissional, não ficando aquém do seu potencial.
Para o candidato obter sucesso na entrevista de emprego é necessário direcionar suas ações. Sendo assim, tenha clareza sobre quais são os pontos fortes da sua trajetória e quais são os pontos que requerem melhorias.
É viável que o candidato leve para a entrevista de emprego situações concretas que requerem direcionamento. Portanto, destaque seus pontos fortes e contorne os seus pontos fracos.
Por exemplo, é possível destacar a sua facilidade para lidar com metas; gestão de projetos; otimização de fluxos; implementação sistêmica; acompanhamento de aquisições; cotações e compras; construção da relação com o cliente; gestão de pessoas; dentre outros pontos que sejam pertinentes às suas atividades profissionais anteriores.
Ao passo que o candidato deve saber contornar seus pontos, citando melhorias. Sendo assim, ao se colocar com uma pessoa tímida, por exemplo, destaque a sua necessidade de estudar teatro. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e ampliando suas possibilidades no mercado.
O perfil do candidato também é avaliado por meio do seu comportamento. Portanto, é relevante adotar uma postura participativa e dinâmica durante a entrevista de emprego.
Evite manter os braços cruzados; trabalhe a sua respiração; controle o seu tom de voz e mantenha contato visual com profissional que estiver conduzindo o processo seletivo. Além disso, a assertividade deve fazer parte das suas respostas, bem como das suas perguntas.
Faça uso do espaço cedido ao candidato no final do processo seletivo e faça perguntas sobre a empresa, sobre os objetivos da vaga, a cultura organizacional, benefícios etc.
Dessa forma, poderá tornar a avaliação feita pela empresa genuína, ao passo que também poderá avaliar a viabilidade da vaga. Uma vez que é válido ressaltar que essa análise é cabível a todos os envolvidos.
Assim, enquanto candidato, estará se posicionando positivamente e evitando adotar uma postura de autossabotagem profissional; o que pode ocorrer quando o candidato não se coloca no processo seletivo, ficando aquém do seu potencial.