A entrevista de emprego deve ser considerada como uma apresentação relevante de sua carreira profissional. Por isso, na condição de candidato, você deve se preparar para não adotar uma postura negativa, ficando aquém do seu potencial competitivo no mercado de trabalho atual.
O nervosismo é comum durante a entrevista de emprego. Por isso, o profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com essa vertente no processo seletivo.
Todavia, quando o candidato se coloca de uma maneira muito ansiosa pode ficar aquém do seu potencial dentro do processo; já que não será possível que a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção seja genuína e eficiente.
Leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem seus pontos fortes e destaque seus pontos fracos de modo assertivo. Por exemplo, você pode informar que precisa melhorar o seu conhecimento técnico em um determinado sistema.
No entanto, você deve apresentar uma solução. Neste exemplo, é possível que você informe que está em vias de realizar um curso em uma instituição específica.
No que tange a sua experiência profissional, você deve exemplificar situações que reforcem suas qualidades, falando sobre sua proatividade; senso de urgência; comprometimento com metas; facilidade para lidar com pressão; gestão de pessoas; direcionamento de projetos; atendimento eficiente ao cliente; condução de reuniões; ministração de treinamentos; entre outras características técnicas e comportamentais que sejam relacionadas ao seu perfil profissional.
Contudo, é importante que o seu comportamento acompanhe a sua narrativa. Por isso, adote uma postura positiva e participativa durante a entrevista de emprego. É aconselhável que o candidato não mantenha seus braços cruzados e nem gesticule excessivamente. Caso seja possível, não se atrase e mantenha contato visual com o profissional que conduzirá o processo seletivo.
Dessa forma, você estará se colocando positivamente e elevando a sua chance de sucesso ao não adotar uma postura negativa, tornando viável a avaliação; ao passo que também poderá avaliar a compatibilidade do perfil, já que é relevante que a contratação seja uma troca mútua e justa para todos os envolvidos.