Uma entrevista de emprego é uma situação que requer posicionamento por parte do candidato para que consiga demonstrar o seu potencial e as suas competências em relação à vaga em questão.
No entanto, é comum que muitos candidatos fiquem aquém do seu potencial durante o processo seletivo por conta da ansiedade causada por uma situação de avaliação.
No entanto, é primordial que, enquanto candidato, você domine a ansiedade, de modo que consiga se colocar minimamente no processo. Pois essa é uma oportunidade para que a empresa conheça o seu perfil e para que você direcione a sua carreira; ainda que esse direcionamento ocorra de forma indireta.
Sendo assim, é importante que você se atente a alguns fatores pertinentes ao seu comportamento, desde gestos e falas, bem como, fatores indiretos. Por exemplo, é viável que procure chegar um pouco mais cedo ao local da entrevista de emprego e se familiarize com o ambiente; bem como, trabalhe a sua respiração.
Além disso, também evite gesticular excessivamente, tenha atenção à sua narrativa para que não seja muito sucinta ou muito extensiva, e tenha foco nos pontos fundamentais da sua carreira profissional durante a sua narrativa.
Sendo assim, evite cruzar os braços e pernas, mantenha contato visual com o seu entrevistador e, caso participe de uma entrevista de emprego em grupo, tenha cuidado para não interromper os demais candidatos, bem como não se guie pelas narrativas anteriores; já que esse ponto é muito comum a diversos candidatos em entrevistas de emprego coletiva.
Ademais, caso entrevista de emprego ocorra de maneira online, certifique-se de que o ambiente esteja iluminado, utilize fone de ouvido com microfone e faça uso de suporte para celular, já que ao segurar o aparelho você pode desfocar a imagem do vídeo e transmitir uma imagem pessoal de uma pessoa que não faz algum tipo de programação.
Sendo assim, se atente a esses pontos e eleve as suas chances de sucesso através do direcionamento de sua postura durante uma entrevista de emprego. Já que esta é uma oportunidade para você se colocar. Por conseguinte, demonstrar que dentro de uma rotina de uma empresa você poderá realizar suas atividades de forma direcionada, concentrada e objetiva.
No entanto, se atente para que não crie uma narrativa desfocada, buscando atender as expectativas do recrutador. Assim sendo, é importante que você valorize a sua própria história profissional para que se direcione efetivamente de forma natural.