O direcionamento pessoal pode fazer diferença em uma entrevista de emprego, por isso, veja algumas dicas que trouxemos para que você possa aumentar as chances de sucesso profissional e garantir novas oportunidades no mercado. No entanto, é importante que adapte nossas dicas à sua personalidade, experiência e objetividade.
Sendo assim, veja alguns pontos relevantes. Primeiramente, evite atrasos. É importante que chegue cedo ao local da entrevista de emprego para que se familiarize com o lugar, treinar sua respiração e elaborar sua argumentação de forma construída.
Busque ter uma postura corporal positiva, mantenha as costas eretas, tenha um aperto de mão firme, mantenha o contato visual com o seu entrevistador.
Além disso, evite gesticular em excesso, não cruze os braços ou pernas, nem coloque objetos no seu colo em posição de defesa. Pois, essas são posturas que denotam ansiedade.
Construa sua narrativa com base em argumentos sólidos, analisando a sua própria trajetória. Dessa forma, você aumenta suas chances de sucesso e evita questionamentos para os quais não consiga elaborar uma resposta imediatamente. Bem como, essa é uma maneira de passar segurança e diminuir a ansiedade, pois você passa a ter a clareza sobre a sua narrativa durante a entrevista de emprego.
Para uma entrevista de emprego feita em grupo, é importante que você se atente ao que está sendo dito pelos outros candidatos. Sendo assim, evitará interrompê-los. Bem como, se atente para não interromper o entrevistador.
Muitas pessoas acabam interrompendo os demais em uma situação de entrevista de grupo, sem que tenham essa percepção devido ao nervosismo da avaliação e a pressa para falar. No entanto, essa postura é bastante avaliada.
Além disso, não se preocupe com candidatos que falem mais alto que os demais, ou que tenham histórias muito alongadas, não são esses quesitos analisados dentro de uma entrevista de grupo.
O profissional de recursos humanos está apto para analisar o seu perfil, independentemente de você se comparar com os demais. Por isso, não faça isso, não é necessário se comparar, além disso, pode tirar o foco de sua narrativa.
Já para uma entrevista de emprego que ocorre pela internet, busque por um ambiente iluminado, com menos barulho possível. Bem como, se atente ao seu tom de voz, procure utilizar um microfone que tenha um bom funcionamento e tenha cuidado para não interromper o recrutador, por conta do delay que geralmente a internet tem na chamada de vídeo (pequeno atraso no tom de voz). Além disso, cuide da sua aparência da mesma maneira que faria para uma entrevista feita pessoalmente.