O direcionamento assertivo do candidato é uma necessidade do durante uma entrevista de emprego, haja vista que a entrevista é uma oportunidade para o direcionamento da sua carreira profissional através de uma postura assertiva e da exploração positiva do seu currículo.
Sendo assim, é cabível para o candidato que se posicione assertivamente, considerando os diversos fatores que amparam a sua carreira de modo resolutivo. É importante que o candidato conheça os pontos importantes de sua trajetória profissional, considerando sua passagem por seus empregos anteriores.
Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que corroborem os seus valores profissionais através de sua narrativa, reforçando situações que falem sobre sua proatividade; facilidade para lidar com metas; poder de persuasão; facilidade para vendas; inovação; criatividade; capacidade analítica, dentre outros aspectos que podem ser pertinentes ao seu desempenho profissional.
Você também deve falar sobre os seus pontos fracos, ao passo que leve resoluções. Por exemplo, você pode se colocar com uma pessoa tímida, ao passo que pode informar que deseja realizar um curso voltado à comunicação. Dessa forma, você poderá elevar as suas chances de sucesso ao equilibrar as informações de modo orgânico.
Além disso, o candidato deve se atentar aos pontos importantes de sua postura. Sendo assim, evite manter os braços cruzados; controle o seu tom de voz para que você fale de maneira calma; mantenha contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção; atente-se para não interromper o entrevistador. Caso seja possível, não deixe objetos em seu colo durante a entrevista de emprego; chegue com alguns minutos de antecedência ao local da entrevista e cumprimente a todos os presentes.
Certamente, há outros pontos relevantes para a sua postura corporal. Entretanto, mantenha o seu foco na sua postura corporal, para que se direcione de forma positiva, considerando a transmissão da mensagem que ocorre por meio de seus gestos e de sua fala. Sendo assim, avalie em seu comportamento o que deve ser controlado para que você não se deixe dominar pelo nervosismo da situação.
Conhecer a cultura da empresa também pode fortalecer o candidato. Já que é uma fonte relevante para informações sobre a empresa, bem como é uma maneira orgânica de avaliação sobre a viabilidade da contratação. Haja vista que é necessário que os valores da empresa sejam correlatos aos valores do candidato, de modo que a concentração se torne algo resolutivo para todas as partes envolvidas.