O comportamento do candidato durante uma entrevista de emprego pode ser um diferencial para que alcance suas metas em direção aos seus objetivos profissionais, ainda que seja algo perceptível apenas a longo prazo.
Sendo assim, é necessário que o candidato se atente a alguns fatores que compõem a sua postura corporal, de modo que consiga colocar suas competências e habilidades organicamente no processo seletivo.
A sua postura corporal é composta de diversos fatores. Sendo assim, se atente a alguns pontos:
Além dos pontos citados, é interessante que o candidato conheça a cultura da empresa de forma aprofundada. A cultura da empresa é composta por sua missão, visão valores, bem como, é um direcionamento indireto sobre a forma correta do candidato se vestir.
Visto que uma empresa que possui uma cultura aberta, como uma Startup, permite um ambiente informal. Por outro lado, uma empresa tradicionalista requer formalidade em todos os aspectos. Sendo assim, essa análise pode ser um ponto importante para o direcionamento do profissional.
Caso participe de uma entrevista em grupo, é importante que você não interrompa os demais candidatos, bem como não guie suas respostas por conta de respostas anteriores.
Sendo assim, o foco na sua própria trajetória profissional pode ser um diferencial, já que você irá responder ativamente às perguntas, independentemente das demais narrativas. Além disso, não prolongue excessivamente sua resposta e responda de maneira natural dentro do que lhe foi perguntado, bem como, controle o seu tom de voz.
Já que muitas pessoas, em uma entrevista de emprego coletiva, acabam ficando aquém do seu potencial por excesso ou por falta de controle sobre a sua resposta e sobre a maneira de se colocar no processo. Sendo assim, esses pontos podem ser interessantes, no entanto, todos eles são adaptáveis, por isso, podem ser flexibilizados.