O candidato deve conceituar a entrevista de emprego como uma oportunidade para apresentar melhor seus pontos profissionais, de modo que possa alcançar seus objetivos no mercado de trabalho.
A dinâmica do mercado de trabalho atual requer um direcionamento assertivo por parte do candidato. Visto que um excelente profissional pode não ser um bom candidato e pode acabar sabotando o seu próprio sucesso. Sendo assim, na condição de candidato, você precisa se atentar a alguns pontos referentes à construção da sua narrativa e ao direcionamento do seu comportamento durante uma entrevista de emprego.
Por exemplo, é importante que você se atente para que não mantenha seus braços cruzados. Além disso, é relevante para o candidato que não perca o contato visual com o condutor do processo seletivo; bem como, não deixe objetos em seu colo. Caso seja possível, procure chegar ao local da entrevista de emprego com um pouco de antecedência, haja vista que é importante para o candidato chegar mais cedo ao local para que possa minimizar o nervosismo da situação.
Visto que esse simples ponto (chegar mais cedo ao local da entrevista), facilita para que o candidato se familiarize com o ambiente; ao passo que também permite que trabalhe a sua respiração, o que pode ser extremamente relevante para que consiga demonstrar mais autoconfiança e direcionar a sua narrativa.
A construção da sua narrativa é outro fator extremamente relevante. Por isso, é muito importante que o candidato conheça seus pontos fortes e fracos, de modo que possa direcioná-los durante o processo seletivo. Sendo assim, leve para o processo de recrutamento e seleção situações concretas que falem sobre seus valores profissionais, reforçando sua participação em resultados da empresa.
Você pode focar em sua facilidade para lidar com conflitos; senso de urgência; alcance de metas; gerenciamento de processos; gestão de pessoas, dentre outros pontos que sejam pertinentes a postura do candidato durante uma entrevista de emprego.
No entanto, é relevante que você equilibre suas informações pessoais e profissionais. Por isso, fale sobre seus pontos fracos de maneira resolutiva. Por exemplo, você pode pontuar que é uma pessoa tímida, porém, pretende estudar teatro para melhorar sua comunicação. Dessa forma, você estará demonstrando autoconhecimento profissional e direcionando soluções; o que é de grande valia para um profissional na atualidade.