É possível que o candidato direcione o seu posicionamento durante a entrevista de emprego, minimizando o efeito do nervosismo no seu comportamento durante a sua apresentação profissional.
O profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com a ansiedade do candidato durante uma entrevista de emprego, considerando que muitas pessoas não se sentem à vontade quando estão sendo avaliadas.
Entretanto, cabe ao profissional – na condição de candidato – conseguir se colocar positivamente para que a avaliação feita pela empresa seja íntegra e compactue com a verdade sobre o seu trabalho e seus objetivos profissionais.
Para isso, cabe ao candidato que adote uma postura competitiva, direcionando o seu comportamento por meio de gestos contidos e através da expressão de uma narrativa autoconfiante. Sendo assim, para isso, é necessário que o candidato tenha atenção ao seu comportamento e conheça o seu próprio currículo de forma aprofundada.
É relevante levar para a entrevista de emprego situações que amparem seus valores profissionais, considerando suas vivências. Por isso, fale sobre situações concretas que corroborem a sua proatividade; facilidade para gerir equipe; comprometimento com metas; senso analítico; facilidade para construir a relação da marca com o cliente, dentre outros aspectos que sejam cabíveis ao seu profissionalismo.
Além disso, é pertinente que o candidato equilibre as informações, considerando os seus pontos fracos. Por isso, o candidato deve levar para a empresa uma solução para cada apontamento negativo. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, é importante que expresse o desejo de realizar um curso voltado para a comunicação.
Além disso, o posicionamento postural deve ser um ponto de atenção. Por isso, evite cruzar os braços; evite deixar objetos em seu colo; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; cumprimente a todos os presentes, dentre outros aspectos.
Certamente, ao se colocar de maneira positiva, o candidato pode aumentar suas chances de conseguir uma resposta positiva dentro do processo seletivo; ao passo que também torna mais fácil a análise sobre a viabilização da contratação, considerando seus próprios objetivos profissionais.