O direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego pode ocorrer por diversas vertentes, sendo assim, é importante conhecer o seu próprio currículo de maneira aprofundada, direcionando o seu comportamento.
A entrevista de emprego é uma etapa necessária para que alcance seus objetivos profissionais. Contudo, ao se deixar dominar pelo nervosismo da situação de avaliação, o candidato tende a ficar aquém do seu potencial profissional.
Para minimizar a ansiedade durante a situação de avaliação, o candidato deve direcionar o seu comportamento e conhecer de forma aprofundada o seu próprio currículo.
Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial profissional, falando sobre sua proatividade; senso de urgência; gestão de pessoas; facilidade para lidar com metas; direcionamento da construção do relacionamento entre a empresa e o cliente; campanhas motivacionais; implementação sistêmica; capacidade analítica; dentre outros aspectos que façam jus ao seu perfil profissional.
Contudo, é relevante para o candidato falar sobre seus pontos fracos de forma resolutiva. Sendo assim, apresente uma solução para cada situação negativa. Por exemplo, é possível se colocar como uma pessoa tímida, ao passo que é importante destacar que deseja estudar teatro ou realizar algum outro curso que melhore a sua capacidade de comunicação. Dessa forma, estará demonstrando autorresponsabilidade profissional; o que pode ser um valor avaliado de forma indireta durante o processo de recrutamento e seleção.
O seu comportamento deve acompanhar a sua narrativa. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; fale de maneira tranquila; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo de seleção.
Caso seja possível, trabalhe a sua respiração e chegue mais cedo ao local da entrevista de emprego. Dessa forma, poderá se familiarizar com o ambiente, amenizando o nervosismo durante o processo seletivo.
Lembre-se de que a entrevista de emprego é apenas uma etapa necessária para que alcance o seu objetivo profissional. O mais importante é que não fique aquém do seu potencial, se colocando positivamente e tornando genuína a avaliação feita pelo profissional que realiza o processo de recrutamento e seleção.