A entrevista de emprego deve ser um conceito importante para que o candidato se prepare, considerando os direcionamentos da sua trajetória e o seu comportamento.
Ao se preparar para a entrevista de emprego, o candidato pode entendê-la como uma etapa necessária para que alcance seus objetivos profissionais, e não como uma forma negativa de se sentir avaliado.
O direcionamento do seu comportamento pode envolver diversos fatores. Sendo assim, é viável que o candidato direcione o seu comportamento de forma orgânica, evitando demonstrar nervosismo.
Para isso, é necessário minimizar a ansiedade de forma genuína. Sendo assim, trabalhe a sua respiração; chegue mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego; não deixe seus braços cruzados; não deixe objetos no colo; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo.
O direcionamento de sua narrativa pode ocorrer através da exploração positiva do seu currículo. Para isso, é necessário destacar os pontos positivos através de situações vivenciadas anteriormente.
Por exemplo, fale sobre a sua capacidade analítica; facilidade para lidar com metas; gestão de pessoas; análise de processos; direcionamento de equipes; condução de reuniões; campanhas motivacionais; dentre outros resultados obtidos em seus empregos anteriores através de situações exemplificadas.
Falar sobre seus pontos negativos também é de grande valia durante o processo seletivo. No entanto, é necessário que apresente uma solução. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, é relevante que destaque o seu desejo de melhorar a comunicação através de um curso de teatro.
Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e autorresponsabilidade; o que é primordial para que a análise feita pelo profissional de recrutamento e seleção seja eficiente.
Além disso, é possível utilizar o espaço cedido para perguntas no final do processo seletivo para tirar suas dúvidas sobre a vaga, considerando os benefícios da empresa, a flexibilidade de horários, a possibilidade de crescimento, dentre outros fatores relevantes para o seu objetivo profissional.
Haja vista, a necessidade de que a avaliação seja feita por todos os envolvidos. Contudo, o candidato só será capaz de avaliar a compatibilidade da vaga ao minimizar a ansiedade durante o processo seletivo, já que dessa forma não ficará aquém do seu potencial profissional.