A entrevista de emprego é uma etapa relevante para a carreira do candidato. Por isso, é necessário se preparar, considerando o direcionamento de sua trajetória profissional e o seu comportamento durante o processo seletivo.
O nervosismo é um fator comum durante uma entrevista de emprego. No entanto, o profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com essa ansiedade. Contudo, quando o candidato se deixa dominar pelo nervosismo, ele tende a adotar uma postura negativa, autossabotando o seu futuro profissional.
Quando o candidato se prepara para a entrevista de emprego, ele minimiza a ansiedade, adquirindo autoconfiança através da análise assertiva do seu currículo e do direcionamento de sua postura durante o processo de recrutamento e seleção.
É importante que leve para a entrevista de emprego situações que destaquem seus pontos fortes organicamente. Sendo assim, fale sobre sua capacidade de lidar com pressão; alcance de metas; gestão de pessoas; gestão de conflitos; capacidade analítica; direcionamento de projetos; implementação sistêmica; validação de dados; controles internos; dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.
Por outro lado, é importante que saiba responder aos questionamentos sobre seus pontos fracos. Sendo assim, fale sobre seus pontos negativos de maneira sucinta e resolutiva. Por exemplo, é possível que se coloque como uma pessoa tímida, ao passo que é relevante que destaque que deseja estudar teatro ou realizar um curso específico voltado para a sua comunicação.
A postura do candidato é multifatorial. Por isso, a sua narrativa deve ser acompanhada de um comportamento direcionado. Dessa forma, é relevante que não cruze os braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; direcione o seu tom de voz e mantenha contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção.
É relevante que o candidato pergunte sobre a vaga, considerando os benefícios, o plano de carreira, a flexibilidade de horários, dentre outros aspectos importantes para o seu direcionamento profissional. Uma vez que a análise sobre a viabilidade da contratação e a compatibilidade dos perfis é cabível a todos os envolvidos.
Portanto, na condição de candidato, faça adaptações dos pontos citados e eleve as suas chances de destacar positivamente o seu perfil profissional durante uma entrevista de emprego, evitando adotar uma postura negativa por conta do excesso de nervosismo durante a avaliação.