A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade para o direcionamento do seu comportamento através do conhecimento pleno de sua trajetória.
É viável que o candidato estude o seu próprio currículo de maneira aprofundada, considerando destacar seus pontos fortes organicamente, ao passo que deve direcionar seus pontos fracos.
Leve para a entrevista de emprego situações que destaquem seu potencial profissional, considerando exemplos concretos. Sendo assim, fale sobre a sua facilidade para atingir metas; comprometimento com a empresa; direcionamento de projetos; gestão de pessoas; construção do relacionamento entre a marca e o seu público-alvo; gestão de ações internas; campanhas motivacionais; controles internos; condução de reuniões; atendimento ao cliente; senso de urgência; proatividade; dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.
Os seus pontos fracos devem ser direcionados de forma resolutiva e sucinta durante a entrevista de emprego. Sendo assim, ao apresentar um ponto negativo, apresente também uma solução.
Por exemplo, é possível que fale sobre uma dificuldade que possui para falar em público, ao passo que deve informar o seu desejo de estudar teatro, ou de realizar qualquer outro curso que melhore a sua comunicação.
Dessa forma, na condição de candidato, estará demonstrando facilidade para lidar com seus pontos de melhoria através do autoconhecimento e da autorresponsabilidade.
O seu comportamento deve corroborar a sua narrativa. Sendo assim, é relevante que não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; tenha assertividade nas suas respostas; não deixe bolsas no seu colo e evite gesticular em excesso.
Não menos importante, faça perguntas relevantes sobre a empresa, considerando o plano de carreira, benefícios, cultura organizacional e outros pontos que sejam importantes para que avalie a viabilidade da contratação.
Já que deve considerar que a avaliação deve ser feita por ambas as partes para que a contratação seja resultado de uma entrevista de emprego feita de forma genuína, através de uma troca mútua e resolutiva.
Portanto, faça adaptações dos pontos citados e direcione o seu comportamento profissional durante a entrevista de emprego, evitando adotar uma postura de autossabotagem através de um comportamento evitativo.
Dessa forma, poderá alcançar seus objetivos profissionais em longo prazo de forma objetiva, direcionada e resiliente, considerando os diversos fatores que impactam o fluxo de contratação na era digital.