A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade viável para direcionar o seu processo de recolocação (ou entrada) no mercado de trabalho atual.
O candidato deve se colocar positivamente durante a entrevista de emprego, já que o seu currículo foi atrativo para a empresa. Por isso, a exploração dos dados do currículo requer um posicionamento por parte do profissional que busca por uma oportunidade de demonstrar o seu potencial.
É importante para o candidato minimizar a ansiedade para que a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção seja genuína e eficiente. Sendo assim, leve situações concretas para a entrevista de emprego, exemplificando os seus pontos fortes e ressignificando suas experiências profissionais.
Destaque o seu senso de urgência; a sua facilidade para lidar com fatores externos; análise de qualidade; alcance de metas; comprometimento com a empresa; otimização de processos; gestão de pessoas; direcionamento de equipe; atendimento ao cliente; controle de agendas; dentre outros pontos que façam jus ao seu perfil profissional.
O seu comportamento é um ponto relevante para minimizar a ansiedade e tornar a avaliação feita pela empresa genuína. Sendo assim, não cruze braços e pernas, fale de maneira tranquila, evite atrasos e mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo seletivo.
Geralmente, o candidato é questionado sobre suas qualidades e defeitos. Por isso, é relevante pensar sobre seus pontos fracos, no entanto, ao apresentar uma situação que requer melhorias, apresente também uma solução.
Por exemplo, é possível que o candidato destaque que precisa melhorar o seu conhecimento em um sistema específico dentro da sua área profissional. Entretanto, é necessário que informe que está realizando cotações com instituições específicas para essa finalidade.
Conhecer o site da empresa também é um ponto de direcionamento relevante para o candidato. Sendo assim, analise os valores da organização, de modo que se prepare e considere que uma cultura startup é bem mais aberta do que uma cultura tradicional.
Além disso, visitar o site da empresa tem o viés de facilitar a sua própria análise sobre a compatibilidade dos objetivos envolvidos, uma vez que essa avaliação é um ponto que deve ser considerado por ambas as partes.