É importante para o candidato conceituar a entrevista de emprego como uma oportunidade de direcionamento de sua carreira, e não como o julgamento de sua personalidade.
Visto que esse conceito errôneo sobre a entrevista pode fazer com que o candidato fique aquém do seu potencial durante o processo seletivo. A entrevista de emprego é uma oportunidade para que você, enquanto candidato, apresente os pontos importantes de sua trajetória, destacando o seu potencial profissional através de situações anteriores.
Por isso, é importante que você estude o seu currículo de maneira analítica para que possa destacar assertivamente os seus pontos fortes durante a elaboração de sua narrativa.
Você pode falar sobre situações concretas de seus empregos anteriores, destacando pontos como como a sua proatividade; gestão de equipes; facilidade para gerir pessoas; direcionamento de projetos; implementação de sistemas ERP; acompanhamento de fluxos internos; gestão financeira; negociação; senso de urgência; dentre outros aspectos que estejam relacionados ao seu perfil profissional, como a construção do relacionamento entre a marca e o cliente etc.
Além disso, você pode direcionar também os seus pontos fracos de maneira resolutiva. Sendo assim, é importante que, ao apresentar um ponto que requer melhoria, você apresente uma solução.
Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, ao passo que é importante que você destaque o seu desejo de desenvolver a comunicação através de algum curso relacionado, como o curso de teatro.
Ou ainda, você pode destacar uma característica técnica durante a entrevista de emprego. Sendo sincero quanto ao seu conhecimento em um determinado sistema dentro da sua área de atuação, por exemplo. Ao passo que é importante que você informe que já está realizando cotações com empresas específicas para agregar o conhecimento necessário.
A sua postura deve ser amparada pela sua narrativa. Por isso, adote uma postura positiva e participativa durante o processo seletivo, destacando pontos relevantes de sua trajetória.
É importante que a sua postura seja aberta durante o processo de recrutamento e seleção. Sendo assim, não deixe seus braços cruzados e não deixe bolsas no seu colo. Mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo e controle o seu tom de voz e seja assertivo quando nas suas respostas.