Não é raro que vários profissionais fiquem aquém de seu potencial durante uma entrevista de emprego e acabem não gerando a visibilidade necessária para que alcancem uma vaga que seja correlata aos seus objetivos.
Por isso, é importante que você, na condição de candidato, tenha clareza de que a entrevista de emprego é uma oportunidade para que você demonstre suas capacidades e habilidades, bem como é uma maneira de você se apresentar pessoalmente. Por isso, a entrevista não é um julgamento, essa clareza é muito importante para que você se acalme e evite um comportamento autossabotador.
Não é raro que bons candidatos se mostrem tímidos durante um processo seletivo, principalmente em uma entrevista de emprego feita em grupo.
Entretanto, esse comportamento pode sabotar o direcionamento de sua carreira. Por isso, é relevante que entenda que o profissional de recrutamento e seleção tem pouco tempo para analisar o seu currículo e a entrevista de emprego é uma maneira de explorar os pontos que chamaram a atenção da empresa.
Sendo assim, quando você fica aquém do seu potencial, você não demonstra os pontos importantes para a análise da empresa. Sendo assim, aproveite a entrevista de emprego como uma oportunidade de você explorar seus pontos fortes e seus pontos fracos; também é uma forma de apresentar melhorias.
Analise a sua própria trajetória profissional. Dessa forma, você poderá levar situações concretas para a entrevista de emprego, conseguindo demonstrar seus objetivos.
O que você acha que precisa ser melhorado, quando pensa sobre sua trajetória? Por exemplo, você pode relatar que se vê como uma pessoa tímida, mas pretende fazer um curso de teatro para melhorar sua comunicação. Essa é uma solução simples, porém, você demonstra conhecimento pessoal e profissional ao apontar soluções.
Da mesma forma você deve fazer com seus pontos fortes. Pense sobre o que você fez de positivo em empregos anteriores. Você pode ter participado de um projeto, dado alguma sugestão, ter batido uma meta. Muitas conquistas no trabalho podem ocorrer de forma indireta.
Assim sendo, quando você tem essa lógica na sua mente, você se prepara de uma forma mais direta, o que é fundamental para que você tenha um comportamento resolutivo.