A entrevista de emprego pode ser um desafio para o candidato, principalmente quando a ansiedade domina o seu comportamento e a sua narrativa.
É importante entender a entrevista de emprego como uma etapa necessária para o seu desenvolvimento profissional e não como um julgamento de sua personalidade.
Ao levar situações concretas para a entrevista de emprego, o candidato pode exemplificar seus pontos positivos, reforçando resultados e características. Por isso, é importante que analise o seu próprio currículo para que ele seja explorado organicamente durante o processo seletivo.
Destaque situações de rotina e resultados objetivos, como implementação de projetos; gestão de pessoas; análise de dados; elaboração de treinamentos; campanhas motivacionais; relacionamento com o cliente; ações de marketing digital; alcance de metas; capacidade de negociação etc.
Contudo, o candidato deve equilibrar a sua narrativa. Por isso, ao representar uma situação que requer melhoria, é viável que apresente também a solução de modo orgânico. Por exemplo, ao informar que precisa se atualizar quanto a algum sistema utilizado na sua área de atuação profissional, destaque que já está em vias de realizar um curso para essa finalidade.
Além disso, o candidato também deve direcionar o seu comportamento, já que ele faz parte da avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção. Por isso, é muito importante que trabalhe a sua respiração; não cruze braços e pernas; controle o tom de sua voz; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo e evite interromper o entrevistador de forma impulsiva, ao se lembrar de algo que não foi respondido em situação adequada.
Além disso, pode ser viável para o candidato conhecer o site da empresa e analisar os seus valores, já que essa é uma forma de direcionamento indireto. Uma vez que uma cultura startup permite uma postura mais informal, ao passo que uma empresa tradicionalista requer formalidade em todos os aspectos.
Lembre-se de que um excelente profissional na rotina da empresa, pode não se mostrar um bom candidato, ficando aquém do seu potencial profissional. Por isso, é importante que destaque suas capacidades para que a contratação seja o resultado de uma troca eficiente e genuína entre as partes envolvidas.