O seu comportamento durante a entrevista de emprego pode ser um diferencial para que você direcione a sua carreira e alcance seus objetivos profissionais.
Por isso, é muito importante que você, na condição de candidato, se atente a diversos fatores que fazem parte de sua postura, de modo que você não fique aquém do seu potencial durante o processo seletivo.
Sendo assim, trouxemos alguns pontos adaptáveis para que você se direcione assertivamente e demonstre as suas competências e habilidades de modo orgânico.
Primeiramente, procure chegar ao local marcado para a entrevista de emprego com alguns minutos de antecedência, de modo que você possa se familiarizar com o ambiente e trabalhar a sua respiração, sendo esse ponto é bastante relevante. Já que ao trabalhar a sua respiração, você melhora a qualidade do seu raciocínio e controla o seu tom de voz. Além disso, é importante que você cumprimente a todos os presentes e mantenha contato visual com seu entrevistador.
A assertividade das suas respostas é oriunda do seu autoconhecimento profissional. Por isso, é interessante que você analise o seu currículo e verifique em todas as suas experiências anteriores, quais foram os seus pontos principais.
Sendo assim, destaque os seus pontos de melhoria e seus pontos fortes. Dessa forma, você poderá levar para a entrevista de emprego resultados de projetos, implementações e melhorias feitas por você, bem como, poderá obter uma maior clareza sobre quais são os seus pontos de melhoria.
No entanto, quanto a isso é importante que você também apresente uma solução. Por exemplo, ao informar que você se considera uma pessoa tímida, informe também que deseja realizar um curso de teatro.
Dessa forma, você irá demonstrar autoconhecimento profissional e autorresponsabilidade, o que é primordial dentro de um processo seletivo.
Além disso, pode ser viável que você analise o site da empresa para que você se direcione assertivamente durante a entrevista de emprego, no que diz respeito às suas respostas, bem como, a maneira de se vestir. Visto que você deve respeitar a cultura da empresa, independentemente se a organização é uma Startup ou empresa tradicional.