A entrevista de emprego, na maioria das vezes, é uma situação de elevação da ansiedade para os candidatos, já que muitas pessoas não se sentem à vontade em uma situação de avaliação.
O nervosismo do candidato é um fator considerado pelo profissional de recrutamento e seleção. No entanto, para que o candidato consiga demonstrar a sua capacidade profissional, ele não deve se guiar pelo nervosismo inerente à uma avaliação.
Por isso, é necessário que – na condição de candidato – você se posicione ativamente e demonstre o seu potencial profissional. Primeiramente, você deve conhecer a sua própria história profissional de maneira aprofundada, considerando que você deve ter clareza sobre os seus pontos fortes e os seus pontos fracos.
Dessa forma, você poderá levar para a entrevista de emprego situações que amparem os seus valores profissionais e pessoais. Por exemplo, você pode falar sobre situações que demonstram sua criatividade; facilidade para lidar com metas; facilidade para gerir equipes; senso de urgência; capacidade de inovação; resiliência; gestão de conflitos; perfil analítico, dentre outros aspectos pertinentes a sua rotina de trabalho.
Por outro lado, as informações precisam de equilíbrio. Dessa maneira, é importante que você fale sobre seus pontos fracos, entretanto, caso seja possível, contorne-os com uma resolução. Por exemplo, você pode falar sobre sua possível timidez, porém, deve ressaltar que deseja realizar um curso para melhorar sua comunicação.
Além disso, você deve complementar o seu autoconhecimento profissional com uma linguagem corporal positiva; uma vez que o seu corpo transmite uma mensagem que não deve ser negligenciada durante o processo seletivo. Sendo assim, evite cruzar os braços e pernas; mantenha contato visual com o gestor da entrevista de emprego; procure chegar ao local da entrevista com antecedência; cumprimente a todos os presentes; não deixe objetos em seu colo e controle o seu tom de voz.
O controle do seu tom de voz ocorre naturalmente quando você presta atenção plena ao que você mesmo diz; o que facilita sua respiração e o seu raciocínio. Por isso, esse é um ponto relevante para o candidato.
Certamente essas dicas são adaptáveis, porém, são pontos importantes para que você – na condição de candidato – consiga se posicionar no mercado de trabalho. Dessa forma, poderá elevar as suas chances de sucesso profissional e poderá obter resultados positivos dentro do mercado de trabalho atual, tornando mais justa e genuína a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção.