É importante para o candidato se direcionar de forma objetiva durante a entrevista de emprego, já que assim poderá destacar o seu perfil dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
Muitas pessoas se deixam dominar pelo nervosismo durante a entrevista de emprego, porque não sabem muito o que devem falar durante a entrevista. Entretanto, o mais importante é que o seu direcionamento seja orgânico, considerando o seu objetivo no mercado de trabalho e sua personalidade.
Por isso, é aconselhável que conheça o seu próprio currículo de forma analítica para que possa direcioná-lo de forma objetiva e efetiva. Sendo assim, não há uma regra sobre o que deve ser dito durante a entrevista de emprego. No entanto, quanto mais autoconhecimento o candidato demonstrar e quanto mais direcionar a sua experiência profissional, maiores serão suas chances de sucesso.
Por isso, ao invés de o candidato se preocupar com o que deve ser dito, é muito importante que ele pense sobre o que não deve ser colocado, já que elaborar uma narrativa muito extensa, desfocar da pergunta principal e adotar uma postura evitativa, são fatores que fazem com que o candidato fique aquém do seu potencial.
Por isso, pode ser viável falar resumidamente sobre a sua trajetória profissional e destacar as atividades exercidas e habilidades, exemplificando situações vivenciadas em seus empregos anteriores.
É importante que seja objetivo sobre o seu cargo pretendido no momento atual, mas também sobre a ideia futura para sua carreira e, principalmente, adote uma postura participativa. Já que a sua postura transmite uma mensagem muito importante durante a entrevista de emprego.
Sendo assim, não cruze os braços; evite gestos excessivos durante a sua narrativa; controle o tom da sua voz; fale de maneira tranquila; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo; destaque as suas experiências de maneira objetiva; evite atrasos, entre outros aspectos relevantes para a análise do seu perfil profissional.
Pois, ao adotar um comportamento participativo e destacar positivamente as suas experiências, estará de direcionando durante a entrevista de emprego de forma genuína, de modo que a contratação seja o resultado de uma análise positiva em partes envolvidas.
Portanto, conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade para que a empresa te conheça de maneira aprofundada, e não como uma forma de julgamento de sua personalidade.