O candidato precisa utilizar a entrevista de emprego como uma oportunidade viável de apresentar os principais pontos de sua carreira, por isso, é importante ter atenção aos seus gestos para não se deixar dominar pela ansiedade da situação.
Ao receber o convite para uma entrevista de emprego, é comum que o candidato se sinta nervoso, inclusive, esse é um ponto considerado pela profissional de recrutamento e seleção.
No entanto, quando esse nervosismo domina o seu comportamento, o candidato torna a sua apresentação contraproducente, ficando aquém do seu potencial, autossabotando a sua carreira profissional.
Por isso, é importante evitar esse tipo de situação ao analisar o seu próprio currículo de maneira objetiva, destacando situações durante a entrevista de emprego que sejam viáveis para reforçar seus pontos positivos.
Além disso, é aconselhável que o candidato seja resolutivo ao falar sobre uma situação que requer melhoria. Por exemplo, é possível destacar que precisa se atualizar quanto a uma nova versão de um sistema utilizado na sua área de atuação profissional. Contudo, é viável ressaltar que está realizando cotações para agregar esse conhecimento.
Destaque situações vivenciadas de maneira objetiva, falando sobre a sua capacidade de lidar com metas; gestão de processos; liderança de equipes; análise de dados; elaboração de treinamento; construção do relacionamento com o cliente; gestão de campanhas de marketing digital; dentre outras situações profissionais.
O seu comportamento transmite uma importante mensagem para o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção. Por isso, é importante que seja objetivo também no que tange aos seus gestos e ao tom da sua voz.
Não gesticule excessivamente durante a sua narrativa. É importante que mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo; fale de maneira calma; seja objetivo e assertivo nas suas respostas; não deixe objetos no seu colo, se for possível, dentre outros pontos relevantes para tornar a sua apresentação genuína e efetiva.
Dessa forma, a contratação tende a ser o resultado de uma troca objetiva entre as partes. Sendo assim, o candidato deve ter atenção aos pontos citados para evitar se colocar de maneira negativa, de modo que suas características, personalidade e objetividade sejam expostas de maneira orgânica durante o processo seletivo.