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Entrevista de emprego: dicas para o candidato lidar com a situação de avaliação

A entrevista de emprego deve ser uma oportunidade para o candidato destacar seus pontos fortes e direcionar seus pontos fracos.

Entrevista de emprego: dicas para o candidato lidar com a situação de avaliação

Ao conceituar a entrevista de emprego como um julgamento de sua personalidade, o candidato pode ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho. Por isso, é importante que conheça de maneira aprofundada os principais pontos de sua trajetória para direcioná-los durante o processo seletivo.

Adote uma postura assertiva

Para não se deixar dominar pela ansiedade da situação da avaliação, o candidato deve direcionar a sua postura e narrativa. Sendo assim, confira alguns apontamentos importantes para essa finalidade. É importante para o candidato chegar mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego e trabalhar a sua respiração.

Além disso, não cruze braços e pernas e controle o tom da sua voz. Fale de maneira calma e tranquila e seja assertivo nas suas respostas. É aconselhável que mantenha contato visual de forma natural com o profissional que conduz o processo de seleção e tire suas dúvidas de maneira objetiva.

Direcione sua experiência profissional

Exemplificar situações vivenciadas em seus empregos anteriores também é uma forma relevante de destacar o seu perfil. Sendo assim, destaque a sua capacidade de direcionar processos; gerir pessoas; implementar sistemas; analisar dados; conduzir reuniões; dentre outros pontos importantes para o direcionamento do seu perfil profissional.

Seja resolutivo ao falar sobre seus pontos fracos

Ao falar sobre uma situação que requer melhoria, é viável destacar a solução de maneira natural. Por exemplo, é possível destacar que precisa melhorar sua capacidade de falar em público, ao passo que é relevante informar que está em vias de se matricular em um curso de teatro. 

Além dos pontos citados, é viável conhecer a empresa, considerando a sua trajetória, já que essa análise é muito importante para o direcionamento do candidato dentro do processo seletivo.

Analise a cultura da organização

Uma cultura startup é muito diferente de uma cultura tradicional, sendo esse um ponto de atenção para direcionar o seu comportamento e também para a sua avaliação sobre a compatibilidade dos perfis, já que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos no processo seletivo.

Dessa forma, o candidato estará se preparando para lidar com a situação, sem ficar aquém do seu potencial. Visto que o mais importante é que se coloque durante o processo seletivo de maneira assertiva para que o resultado seja oriundo de uma troca genuína entre as partes envolvidas.