A entrevista de emprego é um processo necessário para que o candidato possa alcançar uma vaga de emprego que seja correlata ao seu potencial no mercado de trabalho atual.
É comum que muitas pessoas se sintam ansiosas quando estão sendo avaliadas. No entanto, quando a ansiedade domina o comportamento do candidato, ele fica aquém do seu potencial, ocultando suas habilidades e competências.
Sendo assim, é relevante para o candidato que adote uma postura participativa e orgânica, de modo que consiga destacar o seu potencial no mercado profissional.
Por exemplo, é relevante para o candidato que não cruze braços e pernas, não gesticule excessivamente e fale de maneira calma. Além disso, é relevante não deixar objetos no seu colo e evitar atrasos, pois também são fatores relevantes para que o candidato demonstre autoconhecimento e autoconfiança durante o processo de recrutamento e seleção.
Além dos pontos referentes ao seu comportamento, o candidato também deve elaborar uma narrativa assertiva e direcionada. Dessa forma, poderá alcançar o seu potencial de mercado, considerando sua trajetória profissional.
Portanto, é relevante para o candidato que consiga alcançar seu diferencial competitivo profissional através do foco na sua própria carreira e de uma postura participativa e ativa.
Fale sobre situações que reforcem a sua proatividade; facilidade para lidar com conflitos; gestão de pessoas; análises estratégicas; acompanhamento de projetos, dentre outros pontos que sejam relacionadas ao seu perfil profissional.
Além disso, o candidato também deve ter clareza sobre os seus pontos fracos para que possa responder prontamente às diversas perguntas feitas durante a entrevista de emprego.
Portanto, é relevante que ao realizar algum apontamento negativo, apresente uma solução. Por exemplo, é possível que um candidato se coloque como uma pessoa tímida, porém, pode informar que pretende estudar teatro para expandir a sua comunicação e oratória.
Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento profissional e direcionando a sua postura de maneira assertiva e equilibrada, baseando-se no seu próprio currículo.
Adapte essas dicas e se direcione no mercado de trabalho, evitando adotar um comportamento de autossabotagem profissional devido ao nervosismo da situação de avaliação.