Ao receber o convite para entrevista de emprego, o candidato precisa se preparar de maneira objetiva, por isso, é válido considerar o seu próprio currículo como um direcionamento sobre os pontos principais de sua trajetória no mercado de trabalho.
É muito importante que o candidato se coloque de forma assertiva no processo seletivo, já que ao ficar aquém do seu potencial, pode autossabotar a sua trajetória por conta da ansiedade da situação de avaliação.
É importante que o candidato considere destacar seus pontos fortes de maneira orgânica, exemplificando situações vivenciadas em seus empregos anteriores, do mesmo modo é necessário contornar situações negativas, apresentando soluções.
O seu comportamento deve ser direcionado e objetivo, considerando suas qualidades, defeitos e personalidade. Por isso, a sua postura precisa ser aberta para transmitir uma mensagem positiva para o profissional de recrutamento e seleção.
É aconselhável que o candidato não mantenha seus braços cruzados; fale de maneira calma e tranquila; evite gestos excessivos; destaque positivamente a sua trajetória. Além disso, controle o tom da sua voz; não interrompa o profissional que conduz a entrevista de emprego e seja assertivo nas suas respostas.
É possível exemplificar suas qualidades, resultados, competências e habilidades de maneira positiva, falando sobre a sua capacidade para lidar com metas, conflitos, processos e direcionamentos de projetos. É viável destacar a sua facilidade para alcançar metas; definição de fluxos; condução de reuniões; controles de agendas; gestão de eventos etc.
Ao apresentar uma situação que requer melhoria, o candidato deve destacar a solução de maneira orgânica. Por exemplo, é possível se colocar como uma pessoa tímida, ao passo que é relevante informar que pretende realizar um curso de teatro.
O conhecimento sobre a empresa é muito importante para o direcionamento do candidato, já que o entendimento sobre a cultura da empresa pode servir de base para uma orientação indireta sobre o seu comportamento.
Visto que uma cultura participativa é muito diferente de uma cultura tradicional, contudo, essa análise também serve para o candidato verificar a viabilidade da contratação, já que vale ressaltar que essa análise é cabível a todos os envolvidos no processo seletivo.
Portanto, é muito importante que não se deixe dominar pela ansiedade da situação e adote uma postura participativa, assertiva e objetiva dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.