A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato destacar o seu potencial de maneira objetiva, considerando a necessidade das empresas por profissionais capacitados e resilientes.
Ao conceituar a entrevista de emprego como uma forma de julgamento de sua personalidade, o candidato tende a ficar aquém do seu potencial no mercado, por isso, é relevante destacar as suas habilidades através de situações vivenciadas em seus empregos anteriores.
O comportamento do candidato é primordial para corroborar o seu posicionamento, já que uma postura evitativa tende a deixar o candidato aquém do seu potencial, escondendo suas capacidades durante o processo seletivo.
Para evitar uma postura de autossabotagem profissional, o candidato deve considerar a entrevista de emprego como uma oportunidade relevante de alcançar seus objetivos no mercado atual.
É viável levar para a entrevista situações concretas que reforcem o seu potencial no mercado, como capacidade para lidar com metas; direcionamento de processos; otimização de fluxos; análises de dados; elaboração de treinamentos; condução de reuniões; controle de agendas; direcionamento de eventos etc.
Ao destacar uma situação que pode ser conceituada como um defeito, é viável que o candidato apresente uma solução de maneira orgânica.
Por exemplo, é possível falar que possui dificuldades para se comunicar para um grupo de pessoas, pois se conceitua com uma pessoa tímida, no entanto, é válido ressaltar que pretende realizar um curso para expansão de sua oratória.
O comportamento do candidato é primordial para corroborar a sua narrativa. Já que através de uma postura participativa, poderá demonstrar interesse orgânico pela vaga, bem como, sua postura permite que a avaliação feita pela empresa seja genuína e eficiente.
É importante que o candidato não cruze braços e pernas; mantenha o controle sobre o seu tom de voz; fale de maneira calma; evite gestos excessivos; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção e seja assertivo nas suas respostas.
Certamente, os pontos citados devem ser adaptados, já que o direcionamento do candidato deve ser orgânico, o que inclui a sua personalidade e objetividade.
No entanto, o mais importante é que entenda o conceito de se colocar positivamente para que o seu sucesso profissional seja oriundo de sua postura e de sua objetividade em diversos aspectos.