É importante para o candidato o direcionamento assertivo de sua postura durante a entrevista de emprego, considerando os diversos fatores impactam o resultado do processo seletivo.
Entrevista de emprego: dicas para candidato se mostrar resolutivo e resiliente
Adotar uma postura positiva abrange uma narrativa assertiva. No entanto, é necessário que a sua postura seja positiva e orgânica. Sendo assim é relevante para o candidato que não se deixa dominar pelo nervosismo inerente a uma situação de avaliação. Além disso, é cabível para o candidato que tenha atenção plena a sua própria narrativa, de modo que consiga construir as informações de maneira coerente e objetiva.
Fale sobre situações concretas
É possível levar para a entrevista de emprego situações concretas referente às suas vivências profissionais anteriores. No entanto, você deve focar no destaque da informação.
Sendo assim, você pode falar sobre sua proatividade; facilidade para lidar com metas; comprometimento com a equipe; organização; senso de urgência; capacidade de gerir processos, dentre outros aspectos que façam jus ao seu perfil profissional.
Linguagem corporal
Por outro lado, a sua narrativa deve ser acompanhada de uma postura positiva no que tange à sua linguagem corporal. Por isso, é relevante para o candidato que evite excessos. Sendo assim, não gesticule excessivamente; fale de maneira calma e tranquila; mantenha contato visual com o profissional que estiver lhe entrevistando; evite atrasos e trabalhe a sua respiração.
Construa a sua narrativa de modo assertivo
Trabalhar e a sua respiração é um ponto muito importante para o candidato; já que pode minimizar a ansiedade e facilitar a elaboração da construção de sua narrativa. Por isso, é importante que o candidato conheça o seu próprio currículo de maneira aprofundada, além de ressaltar os pontos positivos de sua carreira profissional.
Qualidades e defeitos
É importante também se preparar para que possa responder sobre seus defeitos. No entanto, ao realizar algum apontamento sobre a sua personalidade de forma negativa, leve uma solução objetiva.
Autoconhecimento e autorresponsabilidade
Por exemplo, você pode se colocar como alguém que possui dificuldade para falar em público, porém, pretende realizar algum curso voltado para a expansão de sua oratória. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e autorresponsabilidade. Além disso, é pertinente demonstrar a sua habilidade para reconhecer falhas e melhorar de forma contínua.
Portanto, é relevante para o candidato que adapte essas dicas e direcione a sua postura no mercado de trabalho atual, considerando a sua volatilidade e a consequente urgência das empresas por profissionais cada vez mais resolutivos e resilientes.