Empregos

Entrevista de emprego: dicas para adotar uma postura participativa

É muito importante que o candidato se direcione durante a entrevista de emprego de modo assertivo para que possa alcançar o seu objetivo no mercado de trabalho atual.

Entrevista de emprego: dicas para adotar uma postura participativa

A era digital modifica de forma constante os fluxos empresariais. Por isso, cada vez mais, as empresas possuem necessidades relacionadas às contratações urgentes e resolutivas. Sendo assim, o candidato que se posicionar de uma forma positiva pode elevar suas chances de sucesso dentro da área de atuação.

Analise a sua trajetória profissional

É importante que o candidato conheça seu próprio currículo de maneira direcionada. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem o seu posicionamento de modo assertivo, falando sobre seus pontos fortes e destacando seus pontos fracos de maneira resolutiva.

Situações concretas

Sendo assim, você pode falar sobre a sua proatividade; capacidade para trabalhar em equipe; senso de urgência; facilidade para otimizar processos; capacidade analítica; atendimento resolutivo ao cliente; ações direcionadas para construir o relacionamento com o cliente; inovação, dentre outros aspectos que sejam pertinentes a sua área de atuação.

Pontos fracos e resoluções

Por conseguinte, quando você apresentar um ponto fraco, deve apresentar também uma solução. Dessa forma, você estará direcionando a sua narrativa.

Exemplos assertivos

Por exemplo, você pode informar que possui dificuldades para se comunicar para muitas pessoas de maneira simultânea. Entretanto, você pode informar que deseja fazer um curso de teatro, pois sabe da necessidade de expandir sua comunicação.

Direcione o seu comportamento

Além dos fatores relevantes na sua trajetória profissional, na condição de candidato, você deve direcionar o seu comportamento. Sendo assim, é importante que você evite uma postura fechada, adotando uma postura participativa.

Controle os seus gestos e tom de voz

Não deixe objetos no seu colo; fale de maneira calma; mantenha contato visual com a gestão do processo; controle o seu tom de voz; fale sobre situações concretas de maneira coerente; não  gesticule excessivamente e evite chegar atrasado.

Adapte os pontos citados

Obviamente, essas dicas são adaptáveis para que o candidato possa se comportar de maneira orgânica, já que é necessário considerar o seu perfil, a sua área de atuação e a sua personalidade.

Destaque suas habilidades sociocomportamentais

Entretanto, o principal é que você evite uma postura fechada para que você não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual. Pois, o fluxo de oferta e demanda requer profissionais cada vez mais assertivos e com habilidades sociocomportamentais.