O sucesso do candidato na entrevista de emprego ocorre por conta de sua objetividade e posicionamento desde o início do seu processo.
A entrevista de emprego é uma oportunidade importante para o candidato direcionar a sua postura de forma assertiva. Sendo assim, a clareza sobre seus objetivos profissionais é fundamental, juntamente com o seu comportamento.
O candidato que não se prepara para a entrevista de emprego pode ficar aquém do seu potencial, ao se deixar dominar pela ansiedade da situação. Portanto, é muito importante que direcione o seu comportamento e adote uma postura participativa dentro do processo seletivo.
Destaque situações vivenciadas anteriormente que reforcem suas características profissionais, falando sobre a sua facilidade para alcançar metas; gerir pessoas; otimizar processar; implementar sistemas; elaborar treinamentos; controlar agendas; atender o cliente; construir uma relação assertiva da marca com o seu público-alvo; dentre outros pontos que sejam pertinentes ao seu perfil profissional.
Além disso, o candidato também deve ter clareza sobre quais são seus pontos fracos de forma resolutiva, ou seja, apresente uma solução para uma situação que requer melhoria.
Por exemplo, é possível destacar que possui dificuldades para falar em público, contudo, é relevante informar que pretende realizar algum curso que melhore a sua capacidade de comunicação.
O direcionamento da sua postura é fundamental para reforçar seus pontos positivos e destacar o seu perfil de forma ampla. Por isso, evite cruzar braços e pernas; trabalhe a sua respiração; mantenha o controle sobre o seu tom de voz; contate o entrevistador de forma visual; não permaneça com objetos no seu colo; evite gestos excessivos e seja assertivo nas suas respostas.
Outros pontos podem ser importantes para o direcionamento do seu perfil profissional. Por exemplo, conhecer o site da empresa, já que ao analisar a trajetória da empresa poderá considerar os valores envolvidos.
Além disso, essa análise é um direcionamento importante para o candidato se destacar dentro do processo seletivo, considerando que as empresas buscam por profissionais resilientes, capacitados e assertivos.
Ao considerar os pontos citados, o candidato pode evitar ficar aquém do seu potencial por conta da ansiedade da situação de avaliação, já o nervosismo não dominará o seu comportamento.