O sucesso do candidato na entrevista de emprego é decorrente de outros fatores, por isso, é importante que leve para o processo seletivo situações que destaquem o seu potencial e direcione o seu comportamento.
A avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção considera a mensagem transmitida pelo comportamento do candidato, bem como a coerência de sua narrativa. Por isso, é importante que tenha clareza sobre quais são os pontos exploráveis do seu currículo.
Exemplificar situações pode ser um ponto importante para direcionar os resultados obtidos em seus empregos anteriores. Sendo assim, fale sobre a sua capacidade de negociar; realizar vendas; gerir pessoas; intermediar ações; implantar sistemas; controlar agendas; analisar processos; conduzir reuniões; dentre outros nomes que sejam pertinentes ao seu perfil profissional. Além disso, é importante para o candidato levar para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu senso de urgência e resolução.
Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque que pretende estudar teatro, ou realizar algum outro curso voltado para a expansão de sua comunicação. Ou ainda, é possível destacar a sua necessidade de se atualizar quanto a algum sistema utilizado no seu setor profissional e informar que já está realizando cotação para essa finalidade.
A postura do candidato deve ser direcionada assertivamente em diversos aspectos. Por isso, não cruze braços e pernas; fale de maneira calma; evite gestos excessivos. Tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz o processo seletivo; mantenha contato visual com a gestão da entrevista; seja assertivo nas suas perguntas e respostas.
É válido destacar que, geralmente, é cedido ao candidato um espaço para que faça perguntas no final da entrevista de emprego. Sendo assim, pode ser viável considerar essa oportunidade para perguntar sobre a possibilidade de crescimento; benefícios; flexibilização de horários; atividades exercidas; cultura da empresa; dentre outros pontos relevantes para a análise da viabilidade da contratação.
É importante destacar que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos. Por isso, o candidato deve tirar suas dúvidas, demonstrando interesse orgânico pela empresa e também avaliando os valores envolvidos no processo seletivo. Dessa forma, estará preparado para o seu direcionamento, de modo que não fique aquém do seu potencial profissional.