Para obter sucesso durante a entrevista de emprego, o candidato deve direcionar o seu comportamento de modo objetivo dentro do mercado de trabalho atual.
É aconselhável que o candidato leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem suas qualidades profissionais, bem como, também deve contornar melhorias.
A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato se apresentar, sendo uma etapa fundamental para que não fique aquém do seu potencial por conta da ansiedade da situação de avaliação.
Ao levar para a entrevista de emprego situações vivenciadas de maneira orgânica, poderá destacar sua proatividade; resiliência; senso de urgência; facilidade para alcançar metas; poder de persuasão em vendas; gestão de pessoas; treinamentos; resolução de conflitos; atendimento ao cliente etc.
Além disso, o candidato também deve apresentar uma situação que pode ser conceituada como um defeito de forma evolutiva. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, é relevante informar que pretende realizar um curso que melhore a sua comunicação, como um curso de teatro.
O seu comportamento deve ser direcionado de maneira objetiva. Por isso, é viável que não cruze braços e pernas; fale de maneira calma; mantenha contato visual com profissional que conduz o processo seletivo; seja assertivo nas suas respostas e não gesticule em excesso durante a sua narrativa.
É aconselhável conhecer o site da empresa, já que dessa forma poderá analisar os valores envolvidos e a viabilidade da contratação, já que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos no processo seletivo.
Sendo assim, visite o site da empresa e conheça os seus valores, sua trajetória e verifique o que pode ser compatível com os seus objetivos. Pois é importante destacar que a contratação deve ser oriunda de uma troca genuína entre as partes.
Portanto, é relevante que faça as devidas adaptações dos apontamentos citados e não fique aquém do seu potencial dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual. Dessa forma, poderá se colocar positivamente através de uma postura participativa e de uma narrativa que destaque de forma natural os principais pontos do seu perfil profissional durante o processo seletivo.