O convite para entrevista de emprego deve representar para o candidato uma oportunidade relevante para o direcionamento de sua carreira profissional.
É importante que o candidato se prepare para a entrevista de emprego de maneira objetiva, considerando o direcionamento do seu comportamento e de suas qualidades e defeitos.
Isso porque geralmente o candidato é questionado durante o processo seletivo sobre seus pontos fortes e fracos, sendo assim, é relevante destacá-los de maneira resolutiva.
Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, pode ser viável destacar que pretende realizar um curso de teatro.
Ou ainda, é possível que o candidato destaque que pretende realizar um curso para se atualizar quanto a algum sistema específico utilizado dentro da sua área de atuação profissional.
É importante levar situações concretas para a entrevista de emprego reforçando suas qualidades, competências e habilidades.
Sendo assim, fale sobre a sua facilidade para alcançar metas; gestão de pessoas; direcionamento de projetos; construção do relacionamento da empresa com o cliente; otimização de fluxos; elaboração de treinamentos etc.
O seu comportamento precisa ser direcionado de maneira construtiva, destacando a sua narrativa de forma orgânica.
Por exemplo, não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; não gesticule excessivamente; tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção; seja assertivo nas suas respostas; trabalhe a sua respiração e evite atrasos.
O conhecimento sobre a empresa, considerando a sua jornada, visão, missão e valores é muito relevante no processo seletivo. Pois assim poderá analisar a viabilidade da contratação.
Uma vez que é válido ressaltar que essa análise é cabível a todos os envolvidos no processo seletivo. Além disso, esse processo também é viável para considerar um direcionamento indireto sobre a melhor postura para se adotar no processo de seleção.
Haja vista, uma cultura tradicionalista é muito diferente de uma cultura startup. Por isso, a sua condução pessoal pode ser relacionada a esse tipo de análise.
Sendo assim, considere os valores envolvidos e analise a viabilidade da contratação, direcionando efetivamente o seu perfil. Uma vez que ao realizar esse processo, a contratação pode ser oriunda de uma troca genuína e resolutiva entre as partes envolvidas.