Para obter sucesso durante a entrevista de emprego, o candidato deve direcionar o seu comportamento de forma objetiva, por isso, é necessário analisar o seu próprio currículo e considerar quais são os pontos a serem explorados.
O mais importante para a preparação do candidato para a entrevista de emprego é minimizar a ansiedade da situação de avaliação, já que assim poderá se direcionar organicamente, considerando a sua personalidade e seus objetivos no mercado de trabalho atual.
Por isso, pode ser viável destacar pontos resolutivos sobre sua trajetória de maneira assertiva, falando sobre a sua capacidade para lidar com metas; direcionamento de processos; andamentos de fluxos; elaboração de projetos; capacidade analítica; treinamento e desenvolvimento; dentre outros pontos.
Além disso, é importante que o candidato seja resolutivo ao apresentar um ponto que requer melhoria. Por exemplo, é possível informar que possui dificuldades para falar em público, no entanto, é relevante destacar que pretende estudar teatro, ou algum outro curso voltado para a expansão de sua oratória.
O direcionamento do comportamento do candidato também é relevante dentro da dinâmica da análise feita pelo profissional de recrutamento e seleção. Por isso, o candidato não deve cruzar braços e pernas, bem como é importante que não gesticule excessivamente e controle o tom da sua voz durante o processo de recrutamento e seleção.
Manter contato visual com o profissional da gestão do processo, bem como não interrompê-lo, caso se recorda de alguma situação, são pontos primordiais dentro da dinâmica que conceitua a sua postura.
Certamente, todos os pontos citados são adaptáveis, no entanto, é importante para o candidato entender a necessidade de ser claro quanto a sua narrativa e objetivo quanto às respostas, além do direcionamento assertivo de seu comportamento.
Não menos importante, é necessário conhecer o site da empresa e analisar sua trajetória, já que esse ponto é de grande valia para o direcionamento assertivo do seu perfil de forma esclarecedora.
Visto que a análise sobre a cultura da empresa é um direcionamento indireto sobre a melhor maneira de se comportar, ao passo que também é uma informação relevante para que o candidato analise a compatibilidade dos perfis. Uma vez que essa análise é cabível a todos os envolvidos, contudo, o candidato só se sentirá apto a realizá-la, ao não de colocar de forma negativa no processo seletivo.