A entrevista de emprego deve ser conceituada como uma oportunidade de direcionar sua carreira, por isso, tenha atenção plena ao seu comportamento e direcione a sua trajetória.
O profissional de recrutamento e seleção tem pouco tempo para analisar os principais fatores do currículo do candidato, portanto, tais fatores foram alcançados quando o candidato recebe o convite para uma entrevista de emprego. Sendo assim, considere a entrevista como uma maneira de explorar positivamente o seu currículo profissional.
Leve para a entrevista de emprego situações que destaquem o seu potencial profissional de maneira objetiva, falando sobre sua capacidade para lidar com metas; direcionamento de projetos; validação e implementação de políticas; gestão de pessoas; construção do relacionamento com o cliente; dentre outros aspectos interessantes para a análise do seu perfil.
Equilibre as informações falando sobre possibilidade de melhorias de maneira objetiva. Por exemplo, é importante que se coloque como uma pessoa tímida, ao passo que é relevante destacar que pretende estudar teatro. Dessa forma, estará demonstrando senso de urgência e resolução.
O comportamento do candidato durante a entrevista de emprego transmite uma importante mensagem para o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção. Por isso, é importante adotar uma postura participativa e orgânica.
Não cruze braços e pernas; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo; seja assertivo nas suas respostas e evite gestos excessivos durante a elaboração de sua narrativa.
É importante que o candidato evite atrasos e faça perguntas no final do processo seletivo. Visto que, de forma geral, é cedido ao candidato um espaço para tirar suas dúvidas, sendo relevante que faça questionamentos referentes à vaga, benefícios, cultura da empresa, dentre outros pontos que sejam relevantes para a sua análise sobre a compatibilidade dos perfis.
Uma vez que essa análise é cabível a todos os envolvidos, de forma que a contratação seja oriunda de um processo resolutivo e positivo para as objetividades envolvidas.
Portanto, é importante que o candidato faça adaptações dos pontos indicados e evite uma postura de autossabotagem profissional. Visto que é fundamental o direcionamento de sua trajetória de forma direta e indireta durante o processo seletivo. Dessa maneira, poderá alcançar seus objetivos de carreira em longo prazo.