É fundamental que o candidato se direcione na entrevista de emprego. Esse direcionamento diz respeito aos sinais que o candidato transmite durante o processo seletivo, ainda que sejam sinais intangíveis.
Os recrutadores observam certos sinais que podem ser transmitidos em poucos segundos, mas são capazes de dizer muito a respeito de um candidato.
A sua postura corporal requer atenção a alguns pontos. Confira:
O nervosismo pode deixar a nossa voz muito variada. Sendo assim, preste atenção plena ao que você mesmo está dizendo para que esse controle ocorra organicamente. Além disso, essa atenção pode te ajudar a construir uma narrativa mais qualificada e assertiva.
Construa a sua narrativa considerando a ordem dos fatos e seus pontos fortes. Por conta do nervosismo, muitas pessoas não informam pontos fundamentais, como os resultados obtidos nas empresas anteriores, melhorias obtidas através de projetos nos quais participou, dentre outros aspectos que direcionam suas competências e habilidades para o entrevistador de forma orgânica. Por isso, atente-se à construção de sua narrativa e conheça os pontos fundamentais de cada empresa pela qual você passou.
Faça essa análise sobre o seu currículo, considerando os resultados que você obteve em toda sua trajetória profissional. Essa dica complementa a ideia de conhecer a sua trajetória profissional.
Uma vez que o fato de conhecer os seus pontos positivos e o que você deve melhorar é fundamental para que você se sinta mais confiante durante a entrevista de emprego, bem como, para que possa responder assertivamente questões que solicitem autoconhecimento profissional.
É fundamental conhecer a cultura da empresa pode te ajudar em fatores intangíveis, como direcionar suas respostas. Bem como, pode ajudar em fatores tangíveis no que diz respeito à maneira de se vestir, por exemplo.
Sendo assim, se a sua entrevista ocorrer em uma Startup, a situação pede uma vestimenta casual. Todavia, uma empresa tradicionalista pede por uma vestimenta formal. Por isso, explore o conhecimento sobre a cultura da empresa e aumente suas chances de se sentir mais autoconfiante durante o processo seletivo. Certamente, esses pontos são adaptáveis, porém, são fundamentais para o seu sucesso profissional.