A entrevista de emprego é uma oportunidade importante para o candidato direcionar o seu perfil dentro da necessidade do mercado de trabalho. Por isso, ao receber o convite para uma entrevista de emprego é importante que tenha clareza sobre a necessidade de se apresentar objetivamente.
O profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo hábil para analisar o perfil do candidato. Sendo assim, é necessário considerar a entrevista como uma oportunidade de se colocar dentro do processo de maneira genuína.
Para isso, pode ser viável analisar o seu próprio currículo para direcionar os principais pontos de sua carreira de forma natural, apresentando situações vivenciadas dentro de seus empregos anteriores e contornando seus pontos negativos.
Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, pode ser viável ressaltar que pretende estudar teatro. Ou ainda, ao destacar a sua necessidade de se atualizar quanto a um sistema utilizado na sua área de atuação profissional, pode ser importante informar que já está realizando cotações para agregar esse conhecimento.
Levar para a entrevista de emprego exemplos de suas capacidades e resultados é um fator relevante. Sendo assim, fale sobre a sua liderança; senso de urgência; facilidade para lidar com metas; gestão de pessoas; construção do relacionamento com o cliente; implementação de projetos; condução de reuniões; dentre outros aspectos importantes para a análise do seu perfil profissional.
Destacar o seu comportamento de forma objetiva é um ponto que corrobora toda a sua narrativa. Por isso, adote uma postura afirmativa de forma orgânica. Sendo assim, é aconselhável para o candidato evitar gesticular excessivamente durante a elaboração da sua narrativa.
Além disso, não mantenha seus braços cruzados e, caso seja possível, chegue mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego. Trabalhar a sua respiração e se familiarizar com o ambiente também são pontos importantes para minimizar a ansiedade da avaliação durante o processo seletivo.
Manter contato visual com a gestão é um ponto importante dentro do direcionamento do candidato. Além disso, tenha cuidado para não interromper o entrevistador ao se lembrar de uma situação que não foi respondida adequadamente.
Todos os apontamentos citados são adaptáveis. O mais importante para o candidato é entender o conceito de direcionamento para minimizar a possibilidade de se deixar dominar pela ansiedade durante a avaliação, ficando aquém do seu potencial dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.