A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento assertividade, posicionamento e objetividade por parte do candidato. Por isso, é importante que o candidato considere a entrevista de emprego como uma apresentação importante de sua trajetória profissional e de suas habilidades sociocomportamentais.
Certamente, o nervosismo é inerente a uma situação de avaliação. Entretanto, é necessário que o candidato não permita que a ansiedade domine o seu comportamento, de modo a que ele não fique aquém do seu potencial.
Sendo assim, é importante direcionar a sua postura, trabalhar sua respiração e chegar ao local da entrevista de emprego com um pouco de antecedência, objetivando se familiarizar com o ambiente.
A sua narrativa deve ser construída com foco na sua trajetória profissional de maneira objetiva. Assim sendo, é importante que fale sobre situações concretas que corroborem os seus valores profissionais, falando sobre sua proatividade e outras características.
Por exemplo: facilidade para lidar com pressão; comprometimento com metas; pontualidade; relacionamento interpessoal; gestão de conflitos; condução de reuniões brainstorm; capacidade analítica; facilidade para conciliar o relacionamento da empresa com o cliente; inovação; dentre outros aspectos que sejam relevantes dentro de sua trajetória profissional.
Por outro lado, o candidato precisa saber responder perguntas sobre seus defeitos. No entanto, é importante que apresente-os de maneira resolutiva. Por exemplo, é possível se colocar como uma pessoa tímida, porém, é necessário informar que deseja estudar teatro; ou ainda, é importante informar que precisa melhorar o seu nível de conhecimento sobre um determinado sistema, porém, já está realizando cotações específicas.
Além dos pontos citados, é importante que tenha atenção plena aos seus gestos durante a sua narrativa, de modo que seu comportamento corrobore uma postura participativa.
Não adote uma postura evitativa. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; não deixe bolsas no seu colo; tenha cuidado para não interromper o profissional condutor da entrevista de emprego; mantenha contato visual com profissional de recrutamento e seleção; tenha cuidado para não interromper as demais pessoas durante a sua narrativa; já que isso pode ocorrer por conta do nervosismo; dentre outros aspectos que demonstrem ansiedade excessiva.
Certamente, esses pontos são adaptáveis, porém, são de grande valia para que o candidato consiga se direcionar de forma produtiva e objetiva na era digital.