A entrevista de emprego é uma situação que deve ser considerada pelo candidato como uma etapa importante para que alcance a sua objetividade profissional.
Por isso, o candidato deve direcionar a sua postura de forma positiva e orgânica. Sendo assim, é viável que analise o seu próprio currículo e considere situações concretas que destaquem a sua vantagem profissional, ao passo que é relevante que contorne seus pontos fracos.
Dessa forma, fale sobre sua capacidade para lidar com metas; gestão de pessoas; senso de urgência; capacidade analítica; implementação de sistemas; gerenciamento de projetos; otimização de fluxos; construção do relacionamento entre a marca e o cliente, dentre outros aspectos importantes para destacar o seu potencial profissional.
É importante também que o candidato destaque seus pontos fracos no mercado, contornando-as através de resoluções. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, é relevante que informe o seu desejo de estudar teatro.
Dessa forma, estará direcionando uma situação que requer melhoria, o que é um ponto apreciado pelo profissional de recrutamento e seleção.
O seu comportamento deve corroborar a sua narrativa. Sendo assim, não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; destaque o seu potencial de forma orgânica, controlando o seu tom de voz.
Evite gesticular excessivamente; não deixe bolsas no seu colo e seja assertivo nas suas respostas. Além disso, manter contato visual com o profissional que conduz a entrevista de emprego e evitar atrasos também são pontos relevantes para que se destaque positivamente durante o processo seletivo.
Dessa forma, não ficará aquém do seu potencial dentro do mercado, considerando que a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção seja genuína e eficiente.
Portanto, faça adaptações dos pontos citados e adote uma postura participativa durante o processo seletivo. Dessa forma, poderá demonstrar seus pontos fortes de maneira orgânica, ao passo que também poderá avaliar a viabilidade da contratação.
Visto que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos. Contudo, na condição de candidato, só se sentirá apto para realizar esse tipo de avaliação ao não adotar uma postura negativa de autossabotagem profissional, por isso, o seu posicionamento pode ser o diferencial para que alcance o seu potencial no mercado.