Empregos

Entrevista de emprego: adote uma postura assertiva e orgânica

A entrevista de emprego deve ser direcionada pelo candidato através de uma postura assertiva e participativa para que alcance o seu objetivo profissional no mercado de trabalho.

Entrevista de emprego: adote uma postura assertiva e orgânica

É muito importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade de direcionamento profissional, já que o conceito da entrevista de emprego como uma forma de julgamento pode fazer com que adote uma postura de autossabotagem, ficando aquém do seu potencial.

Experiência profissional

Você pode levar para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem positivamente o seu perfil profissional. Sendo assim, fale sobre suas atividades anteriores, destacando a sua facilidade para realizar a gestão de pessoas; facilidade para lidar com fatores externos; comprometimento com metas; poder de persuasão; habilidades de negociação; controle de agendas; treinamentos; condução de reuniões; dentre outros fatores que sejam relacionadas ao seu histórico e perfil profissional.

Direcione seus pontos fracos

O candidato deve equilibrar as informações falando sobre seus defeitos de maneira resolutiva. Sendo assim, para cada apontamento negativo que realizar sobre o seu perfil profissional ou característica pessoal, apresente uma solução.

Por exemplo, você pode informar que possui dificuldades para falar em público, ao passo que é importante que destaque que está realizando algum curso voltado para a sua comunicação, ou que possui a intenção de iniciar algo voltado para essa vertente.

Adote uma postura participativa

A sua postura deve acompanhar a sua narrativa. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; fale de maneira calma; evite atrasos; mantenha contato visual com o profissional que conduz a sua entrevista de emprego.

Entrevista de emprego em grupo

Caso você participe de uma entrevista de emprego coletiva, é importante que não interrompa os demais participantes. Tenha cuidado para não se destacar negativamente, gesticulando em excesso ou falando com o tom de voz muito alto.

Da mesma forma, não se guie pelas respostas anteriores e mantenha o foco na sua narrativa. Assim sendo, na condição de candidato, você se direciona objetivamente e torna a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção genuína e dinâmica, ao passo que também pode avaliar a viabilidade da contratação. Visto que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos no processo seletivo.

Adapte as dicas citadas e analise os valores envolvidos

Portanto, faça adaptações dos pontos citados e eleve suas chances de destacar positivamente o seu perfil profissional, alcançando o seu objetivo no mercado, considerando suas habilidades e os valores envolvidos durante o processo seletivo.