O comportamento do candidato durante uma entrevista de emprego pode ser um diferencial para a sua carreira, considerando diversos fatores, dentre os quais, destaca-se a construção assertiva da sua narrativa com base nas principais informações do seu currículo.
A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato possa se apresentar pessoalmente de modo assertivo e atrativo. Sendo assim, é importante que se direcione por meio de um conjunto de ações que amparem a sua objetividade dentro do processo de recrutamento e seleção.
Por isso, é pertinente ao candidato que adote uma postura participativa por meio de gestos resolutivos. Por exemplo, não cruze os braços e pernas; não gesticule excessivamente; não deixe de olhar para a pessoa que estiver falando com você; além do contato visual, mantenha atenção plena às perguntas feitas durante a entrevista de emprego; não deixe objetos em seu colo; cumprimente a todos os presentes. Caso seja possível, procure chegar ao local da entrevista de emprego com alguns minutos de antecedência, dentre outros fatores.
No entanto, essa postura deve ser corroborada por uma narrativa bem construída. Para isso, você deve obter clareza sobre os pontos fortes do seu próprio currículo, considerando seus empregos anteriores.
Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem a sua proatividade; facilidade de gestão de equipes; gerenciamento de fluxos; senso de urgência; comprometimento com metas e outros aspectos que sejam correlatos ao seu posicionamento profissional.
Certamente, todas as dicas são adaptáveis, porém, são pontos relevantes para que o candidato se atente a construção de sua narrativa e a sua postura de maneira que se direcione organicamente durante a entrevista de emprego.
Não menos importante, o candidato deve conhecer a cultura empresarial para que possa analisar a sua missão, visão e valores. Dessa forma, poderá elevar o seu diferencial competitivo dentro do mercado de trabalho por meio do conhecimento sobre a organização.
Dessa forma, a empresa poderá conhecer melhor o candidato e o próprio candidato poderá se apresentar de forma ampla, tornando mais justa a avaliação feita durante o processo seletivo, de modo que poderá avaliar criticamente a viabilidade da contratação. Haja vista que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos no processo seletivo.