Para entrar no mercado de investimentos é necessário conciliar suas particularidades, sendo assim, faça um planejamento financeiro que seja flexível e contemple alguns pontos específicos para direcionar o seu processo de se tornar investidor.
Diversos especialistas são unânimes em direcionar o novo investidor para que comece por opções de renda fixa, já que não é viável que o novo investidor diversifique suas opções, arriscando através de renda variável.
Visto que as opções de renda fixa permitem que saiba qual é o valor que será resgatado no final do seu contrato. Portanto, não abdique de controlar suas finanças e de iniciar através das opções de renda fixa, como o tesouro direto e os certificados de depósitos bancários, por exemplo.
Outro ponto em comum entre os especialistas em finanças é que os novos investidores devem adicionar valores baixos para suas opções, já que o novo investidor está conhecendo o mercado, e não é viável que invista valores elevados em uma única opção.
Por isso, diversificar o máximo possível é também direcionar valores baixos para cada opção. Sendo assim, estude várias opções e conheça-as através de pequenos investimentos. Dessa forma, poderá entender o mercado de forma prática e elevar futuramente os valores investidos.
É importante que o novo investidor se mantenha atualizado, por isso, busque por informações em sites como o Banco Central do Brasil (BCB), a Bolsa de Valores do Brasil (B3) e sites de fintechs confiáveis, como o Nubank, por exemplo. Dessa forma, poderá elevar o seu conhecimento, minimizando o risco de obter informações falsas.
Assim como ocorre com outras ferramentas financeiras, como o Open Finance, o mercado de investimentos também é passível de golpes. Sendo assim, desconfie de ofertas muito elevadas.
Principalmente, quando uma pessoa física se oferece para cuidar da sua carteira, garantido o retorno de valores exorbitantes em pouco tempo, já que poderá ser vítima de algum esquema de pirâmide.
Considere quais são os valores que você possui para cada opção e as opções que melhor podem lhe atender no que se refere a um plano de aposentadoria e a um plano de reserva de emergência, por exemplo. Sendo assim, direciona o seu planejamento de acordo com suas necessidades e de forma gradual.