Entenda regência verbal e nominal

Muitos alunos na ânsia de aprender, regência nominal e verbal, de forma acelerada pulam etapas importantíssimas do aprendizado.

Lembre-se que cada conteúdo deve estar alinhado dentro da gramática, portanto antes de estudar regência, preocupe-se em entender morfologia, essa base é a mais importante para o seu progresso com a língua portuguesa. Saber qual a ordem correta para estudar português facilitará, também, nos seus estudos, tenha certeza disso!

Regência

É a relação que se estabelece entre duas palavras, uma é subordinada à outra, fazendo o papel de complemento. A palavra que depende da outra é a regida e a que tem poder é a regente, na língua portuguesa temos dois tipos de regência, a verbal e a nominal, mas lembre-se de estudar o início da gramática para depois estudar regência.

Regência Nominal

É o termo que determina a relação entre o substantivo, adjetivo, advérbio e os complementos nominais, essa relação é sempre marcada por uma preposição. Observe na frase: tenho medo de mudanças, perceba que o substantivo “medo” pede o complemento “mudanças” que é ligado por meio da preposição “de”. A ligação do substantivo “medo” com o complemento “mudanças” é o que chamamos de regência nominal.

Regência Verbal

É o mesmo conceito de regência nominal, porém não mais com os substantivos, adjetivo e advérbio. Agora, vamos trabalhar com verbos e seus complementos (objeto direto e indireto), o que chamamos de regência verbal. Não se esqueça de que essa relação também é marcada por uma preposição, no caso do objeto indireto.

Transitividade Verbal

É importante ter noção da transitividade verbal, é essa transitividade que determina o vínculo estabelecido entre o verbo e o seu completo. Quando são diretos os complementos (objeto direto) relacionam-se com verbo sem preposição. No caso da transitividade indireta, os complementos verbais (objeto indireto) ligam-se ao verbo por meio de preposição.

Observe nas frases: a)todos aspiram o ar poluído/ b) eles aspiram ao cargo mais elevado.

Na frase de letra a temos o verbo aspirar no sentido respirar pedindo assim um complemento objeto direto (sem preposição), logo tem um verbo transitivo direto. Já na letra b nos deparamos com o mesmo verbo, mas com o sentido de almejar pedindo assim um objeto indireto (com preposição). Perceba que aqui é treino e para isso tenha uma Gramática Comentada!

Pratique

Essa é uma das partes mais importantes para você refletir a respeito desse assunto, pratique, faça questões comentas, tenha um material de qualidade, busque uma gramática simples que ajude no seu desempenho. Se for preciso faça aula particular, ou compre um curso de português, mas no mínimo tenha uma gramática.

Se o seu objetivo é concorrer a uma vaga de concurso, é preciso praticar, focar no seu objetivo, porque concurso é treino, portanto, faça isso! Quanto mais você demorar a organizar os seus estudos, mais difícil será dominar o português, isso porque a nossa língua tem vários detalhes que precisam de atenção.