Resumão de Morfologia: aprenda como entender classes gramaticais

Quando se começa a estudar conceitos da gramática básica, os estudantes se deparam com vários conteúdos necessários. Dentro da Língua Portuguesa, o estudo da Morfologia é um dos tópicos mais importantes.

A Morfologia é uma área da Língua Portuguesa que vai estudar a estrutura, a formação e a classificação das palavras. E dentro dos estudos de Morfologia se percebe como funciona a formação das palavras.

No estudo da estrutura das palavras há os morfemas. Eles são representados por desinências, radicais e afixos, que também se dividem em prefixos ou sufixos. No conteúdo que trata sobre formação das palavras são estudados seis processos de formação chamados derivação, sigla, hibridismo, abreviação, composição e onomatopeia.

Depois de organizar as palavras dentro de suas estruturas e formação é iniciado um estudo sobre a parte de classificação dessas palavras que se dividem em dez classes gramaticais.

Aprenda sobre classes de palavras

Ao terminar a primeira parte de estudos da morfologia, você entra nos assuntos que tratam da classificação das palavras. Como já foi dito antes, essa classificação se dá através de dez classes gramaticais e isso significa que todas as palavras da Língua Portuguesa pertencem a essas classes.

Quando você trabalha as dez classes gramaticais, o mais importante para você é aprender o conceito de cada uma delas. Depois de aprender sobre como conceituá-las fica mais fácil reconhecer se a palavra é substantivo, adjetivo ou outra classe.

Cada classe de palavras possui um grupo e suas formações. Veja:

SUBSTANTIVO

A primeira classe gramatical explica sobre substantivos. E o que é um substantivo? É a classe gramatical responsável por nomear os seres no mundo.

Exemplos:

Camila = substantivo próprio

Cadeira = substantivo comum

ADJETIVO

A segunda classe gramatical esclarece sobre adjetivos. Observe que se o substantivo tem a função de nomear os seres no mundo, o adjetivo vem justamente para caracterizar esses seres. Analise um exemplo prático na frase a seguir: “A Camila é maravilhosa” a palavra destacada é um adjetivo que está caracterizando o substantivo. Note que os adjetivos também possuem uma função de empregar um determinado juízo de valor.

ARTIGO

A classe gramatical que estuda os artigos é justamente o tópico que acompanha os substantivos na possibilidade de determiná-lo ou indeterminá-lo.

Exemplo determinado: “Comprei o celular”.

Exemplo indeterminado: “Comprei um celular”.

PRONOME

Na classe gramatical que fala sobre Pronome, você aprende que essa parte é responsável por acompanhar ou substituir o nome. Na frase em que se diz “Comprei o celular”, o artigo substitui-se para “Comprei meu celular”.

O pronome também pode retomar uma informação. Exemplo:

“Eu comprei meu celular por mil reais. Ele estava na promoção”. Na frase anterior, o pronome Ele faz referência à palavra celular.

NUMERAIS

Os numerais servem para expressar uma quantia ou colocação. A classe gramatical que trata dos numerais, mostra que os números estão à serviço da língua de modo que exista a quantificação dos seres.

Alguns exemplos: Um, uma ou primeiro, três ou terceiro, cinco ou quinto, dez ou décimo, e etc.

VERBO

O verbo é a classe gramatical que fala das ações. No conteúdo de verbos é importante compreender que são estudadas as palavras de ação, estado e fenômeno da natureza. Um verbo precisa apresentar essas atribuições e também está ligado a uma noção de tempo e modo.

Exemplos:

Camila fala muito. (ação)

Camila está cansada. (estado)

Na semana passada, choveu. (fenômeno da natureza)

ADVÉRBIO

No conteúdo de advérbio, você estuda que se trata de uma palavra invariável que tem como princípio expressar uma circunstância que vai estar ligada ao verbo, ao adjetivo ou a outro advérbio.

Exemplos:

O atleta corre rápido.

O atleta corre rapidamente

O atleta corre muito bem.

O advérbio também imprime uma noção de juízo de valor. Observe a frase a seguir, Infelizmente, o evento não aconteceu.

CONJUNÇÃO

A conjunção é uma classe gramatical responsável por fazer a coesão, ela faz a ligação entre as partes de um texto, termos e orações. Sua função faz um encadeamento entre as palavras.

As conjunções podem ser divididas em cinco tipos, sendo:

Aditivas = e, mas ainda

Adversativas = entretanto, contudo

Alternativas = ora, ou, quer

Conclusivas = assim, então, logo

Explicativas = portanto, porque

INTERJEIÇÃO

A classe gramatical de interjeição é pouco falada. Ela trata das palavras e expressões que carregam sentidos e estados emocionais. Veja exemplos de interjeição:

Cuidado! Calma!

Viva! Oba!

Olá! Psiu! Ei!

Ai! Ui!

Puxa! Pô!

Cruzes! Credo!

PREPOSIÇÃO

A última classe gramatical é a preposição, a qual é responsável por unir termos. Exemplos: a, com, de, em, para, contra, desde, entre, por, e etc…

Como diferenciar análise morfológica x análise sintática

Ao realizar uma análise morfológica é importante que se lembre que a morfologia consegue fazer análise de uma palavra separada. A palavra estando sozinha a morfologia consegue classificá-la, mesmo sem pertencer a uma frase ou um texto.

Veja exemplos:

Vosso = pronome de tratamento.

Garota = substantivo

Lindo = adjetivo

Três = numeral

A análise morfológica acontece independente da palavra estar solta ou inserida num contexto.

A respeito da análise morfológica saiba que a forma da palavra não se modifica.

No exemplo da palavra cadeira, entende-se que ela serve para nomear o objeto utilizado para se sentar. Por conta disso, a palavra cadeira é classificada em um substantivo, independente de estar dentro de um texto ou isolada.

Pega essas dicas:

  • Se uma palavra está na classificação de substantivo, isso quer dizer que dificilmente será mudada de classe gramatical.
  • Entender todo conteúdo acima facilita na hora de fazer um contraste direto com a análise sintática.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.