A seca que assola estados do Norte no Brasil já é, por si só, um motivo de preocupação por várias razões. O desastre vem afetando a vida de milhares de brasileiros que moram nestes estados, seja do ponto de vista econômico, social ou mesmo ambiental. O que nem todo mundo sabia, é que este fenômeno climático também pode impactar a Black Friday deste ano no Brasil.
A Black Friday é considerada por muitos como uma das principais datas comerciais do Brasil. É neste momento em que as varejistas se unem para conceder uma série de descontos em produtos e serviços. Entretanto, o tamanho destes abatimentos pode ser menor este ano, justamente por causa da seca.
No Amazonas, por exemplo, os rios Negro, Solimões, Amazonas e Madeira atingiram os seus níveis mais baixos da história, desde que esta medição começou a ser feita.
De acordo com especialistas, a seca que castiga a região norte vem impactando o fluxo dos rios, e consequentemente atrapalhando o transporte de produtos que são fabricados na Zona Franca de Manaus para outras áreas do país. É justamente esta dificuldade que pode afetar os descontos da Black Friday este ano.
Em alguns locais específicos, a seca foi tão forte que acabou tornando impossível o transporte de produtos tanto para dentro, como também para fora do polo.
Não. De acordo com especialistas, existem outras possibilidades para retirar estes itens do polo industrial e levá-los para outras regiões do país. Contudo, será preciso adotar outras práticas, como o uso do transporte rodoviário, ou até mesmo aéreo.
De todo modo, estas duas formas de transporte são naturalmente mais caras, e este custo deverá ser repassado ao consumidor, que no final das contas deverá contar com um desconto menor do que o esperado nesta black friday.
“A gente pode esperar uma Black Friday diferente com relação a descontos para esses produtos, mas há outras categorias que estão ganhando relevância e que ajudam a compor esse ‘bolo’, cada um na sua fatia”, analisa Rodrigo Bandeira, vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).
Os desastres naturais estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil hoje. De acordo com dados oficiais, mais de mil municípios brasileiros estão oficialmente em situação de emergência climática. Motivos não faltam. Parte do país sofre com a falta de chuvas, e a outra parte sofre com as fortes secas por longos períodos de tempo.
Os dados do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional revelam que o país conta agora com sete estados que estão enfrentando os problemas da estiagem ou da seca, e outros sete estão sofrendo com os impactos das chuvas intensas. Mas há ainda um terceiro grupo de mais sete estados que estão sofrendo os dois impactos ao mesmo tempo, em municípios diferentes.
Abaixo, você pode ver a lista de estados que estão sofrendo com estiagens ou secas prolongadas:
Este ano, a Black Friday deverá ocorrer no próximo dia 24 de novembro, mas o consumidor não precisa esperar até esta data para começar a se preparar para as compras. No decorrer dos próximos dias, há muito o que pode ser feito para que o cidadão consiga realizar uma compra produtiva.
Neste sentido, separamos abaixo uma série de dicas importantes para que o consumidor comece a se preparar a partir de agora para a edição deste ano da Black Friday.
Que tal fazer uma lista de produtos que você está precisando neste mês que antecede a Black Friday? Especialistas dizem que é importante realizar este procedimento para que o cidadão tenha de forma mais clara em sua mente aquilo que ele realmente está precisando.
Assim, vai ficar mais fácil saber qual produto é a sua prioridade. Caso você tente fazer a lista e perceba que não está precisando de nada, então a dica é não comprar nada.
A um mês para a Black Friday, pode-se dizer que este é um ótimo momento para começar a pesquisar os preços dos produtos. Veja quanto estes itens estão custando agora nas principais lojas do país e anote. Desta forma, vai ficar mais fácil saber quais varejistas deram os maiores descontos de fato.
Quer comprar algo na Black Friday? Faça uma análise das suas finanças já a partir de agora. Assim, vai ficar mais fácil saber qual é o seu teto de gastos para os próximos meses. Esta dica é extremamente importante para que o consumidor evite cair na situação de inadimplência.