As franquias no Brasil estão em ampla ascensão. Afinal, os faturamentos são atrativos e existem muitas vantagens para abrir este ramo. Então, muitas pessoas apostam neste formato de negócio. Por isso, que hoje, nós vamos apresentar as razões pelas quais cada vez mais pessoas decidem abrir franquias.
Antigamente, somente as franquias do McDonalds e da Havaianas eram conhecidas a nível nacional. Então, hoje, existem muitas opções, em todos os segmentos, de todos os custos de investimento, que é preciso considerar. Afinal, para investir em uma franquia, é preciso ter certeza de que o negócio vai ser vantajoso para a pessoa.
Agora, entenda as razões para que as pessoas decidam abrir franquias. Assim, após ler o artigo, saberá se é um negócio válido para você também.
Ao abrir uma franquia, o franqueado fará parte de uma marca que tem reputação sólida no mercado. Dessa maneira, pula as etapas de começar um ramo do zero e todas as burocracias. Logo, é menos dor de cabeça para o empreendedor.
Além disso, a maior vantagem para abrir franquias, é conhecer a qualidade dos produtos ou serviços comercializados. Afinal, é algo que já teve aprovação dos consumidores. Então, sabe que ao entrar numa unidade franqueada da marca, obterá a mesma qualidade dos serviços em qualquer região do Brasil.
Usando como exemplo, a Havaianas, se você comprar ela no norte do país ou no sul, você saberá que a qualidade e o atendimento será a mesma. Assim, o cliente entrará na unidade franqueada sabendo exatamente o que encontrará, dispensando maiores investimentos em marketing.
Então, existem muitas franquias com diferentes preços de aquisição e formatos de negócio. Além disso, existe uma variedade muito grande de ramos de atuação. Dessa forma, precisa somente escolher a que mais se adapta às suas necessidades.
Sendo assim, este benefício favorece ao franqueado a opção pela qual sempre desejou investir. Para isso, ele deve ficar atento ao investimento inicial e ver se encaixa em seu orçamento.
Sabendo que o Plano de Negócio envolve todo o planejamento da empresa e todos os setores, fica mais fácil se adequar a nova franquia. Desse modo, é mais simples de saber até onde você consegue chegar com ela.
Mas lembre-se: este Plano de Negócios já deu certo em várias outras unidades franqueadas, desta forma, as chances de erro são mínimas.
O suporte pressupõe a colocação do Plano de Negócios em ação. Entre as áreas principais da unidade franqueada que haverá suporte tem-se: financeira, de operações, marketing, administrativa, vendas, entre outras.
Aliás, essa etapa é de interesse da franqueadora, uma vez que a unidade franqueada deve funcionar como uma réplica da unidade piloto.
Os tipos de suporte oferecidos ao franqueado, você encontra na COF (Circular de Oferta da Franquia).
Estes direcionamentos para o planejamento financeiro presentes na COF, incluem os encaminhamentos jurídicos, legais e tributários são necessários para abrir a franquia.
Além disso, aponta as necessidades de compra de insumos, qual o capital de giro necessário e como contratar colaboradores.
Desta forma, é possível que o franqueado faça previsões de quanto precisa investir. Então, se for preciso, perceber qual é o valor necessário para um empréstimo a ser aplicado no negócio.
Como uma unidade franqueada é representante de uma franqueadora maior, a garantia de venda dos produtos pelos fornecedores também aumenta. Sendo assim, a barganha pelo preço normalmente é mais atraente.
Os fornecedores, pela garantia de compra pelos franqueados, podem oferecer melhores condições de pagamento. Então, isso inclui parcelamentos e descontos.
Afinal, muitas franqueadoras são as fornecedoras de produtos para as suas unidades franqueadas.
De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), antes de completar 2 anos de atividades, 1 entre 4 empresas (25%) fecham.
No entanto, no caso das franquias, o prazo de validade do contrato é de 5 anos, a renovação pode ocorrer, de acordo com a COF de cada franquia. Consequentemente, a taxa de mortalidade das franquias é de 3% nos 2 primeiros anos de abertura.