Em uma entrevista de emprego são feitas muitas perguntas. No entanto, muitos candidatos ficam aquém do seu potencial por insegurança ao respondê-las.
Sendo assim, é importante que você saiba o que é analisado em cada pergunta e qual é o objetivo do profissional que está fazendo o processo de seleção.
Nenhuma pergunta feita durante a entrevista de emprego é feita sem objetivo. Por muitas vezes, o objetivo é realmente saber o que está sendo perguntado de forma literal, mas outras vezes, é analisar a sua dicção, o seu comportamento e a maneira como você lida com algum tipo de pressão. Por isso, é importante que você procure entender a intenção de cada pergunta.
No entanto, não se trata de alguns tipos de “pegadinhas”, o que ocorre é realmente analisar seu perfil diante das necessidades da vaga.
Por isso, algumas perguntas são feitas de maneira quase aleatória para analisar o seu raciocínio rápido. Enquanto outras podem ser feitas para verificar como você lida com a pressão.
Além disso, alguma situação pode ser repassada ao candidato de uma maneira intensificada para verificar o quanto está disponível para resolver uma situação.
Dessa forma, para que você se saia bem em uma entrevista de emprego com esse tipo de pergunta, é importante que você tenha a clareza sobre quais são seus pontos fortes e fracos dentro de cada experiência profissional.
Por isso, caso você faça essa autoanálise poderá responder assertivamente o que lhe for questionado.
Além disso, é importante que você tenha franqueza, caso você não saiba algo perguntado, responda a verdade, não minta sobre fatos ou conhecimentos.
Pois, caso haja uma desconfiança sobre o candidato estar mentindo, ele pode ser pressionado até que a mentira seja descoberta, o que é bastante desagradável.
Dessa forma, para evitar esse tipo de pressão, responda de maneira direta e tenha foco no que é questionado.
Em uma entrevista de grupo, por exemplo, não se guie pelo que os demais falam e tenha foco no que é perguntado dentro da sua trajetória profissional.
Certamente, uma pessoa esclarecida quanto aos seus resultados em empresas anteriores e seus pontos de melhoria, não precisa se preocupar com as perguntas feitas. Já que o fato de ter a clareza para respondê-las e direcionamento pessoal torna o processo mais natural.