Enem e Vestibular

Entenda o que é o hedonismo

O hedonismo é uma corrente filosófica que coloca o prazer em primeiro lugar como a principal finalidade da vida dos seres humanos. 

Dessa maneira, o hedonismo é construído na busca pelo prazer e na negação de sofrimento, pilares fundamentais na construção de uma base para felicidade. 

Hoje em dia o hedonismo acaba usado para indicar o modo de vida baseado no prazer e excessos, na maioria das vezes relacionados a um alto padrão de consumo. 

O hedonismo poderá aparecer em questões de vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Hedonismo na Grécia Antiga

O hedonismo surgiu na Grécia Antiga através dos pensamentos dos filósofos, Epicuro de Samos e Aristipo de Cirene, esse último considerado o pai do hedonismo. 

Os dois contribuíram para a criação da corrente hedonista. Contudo, Epicuro obteve maior ressonância e influência aos costumes hedonistas ao longo da história. 

Todavia, ambos acreditavam que a busca pela felicidade estava na anulação da dor e sofrimento, tanto do corpo como da alma, levando o ser humano ao prazer e consequentemente à felicidade. 

A saber, a Escola Cirenaica fundada por Aristipo era baseada na importância do prazer do corpo. Dessa maneira, as necessidades do corpo seriam as responsáveis pela felicidade. 

Já o Epicurismo fundado por Epicuro, estava ligado ao prazer, à paz e a tranquilidade, distinguindo-se do prazer imediato e individualista proposto pela Escola Cirenaica. 

Significado atual

Mesmo tendo surgido na Grécia Antiga ao longo dos séculos o hedonismo foi assumindo vários significados. 

Hoje em dia, com a globalização e o desenvolvimento da informática e dos meios de comunicação, o hedonismo se refere a um ser humano mais dedicado a realizar prazeres efêmeros. 

Dessa maneira, atualmente as pessoas buscam sem limites o prazer imediato e individual, tornando-o o principal objetivo de vida. 

Além disso, o prazer está inteiramente ligado à conquista de bens de consumo. Sendo assim, ele acaba compreendido como a satisfação dos impulsos, ligados a uma qualidade de vida individual superando os princípios éticos, por exemplo. 

Em síntese, o prazer se torna o principal objetivo dos indivíduos hoje em dia para alcançar a felicidade e o bem estar.

Pensamentos contrários à filosofia hedonista grega antiga e se aproximando apenas a ideais ligados ao consumo desenfreado e ao egoísmo. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o hedonismo?

Não deixe de ler também – História Antiga: Tópicos sobre o Período Arcaico